O que o sorriso do sorriso de um recém-nascido nos diz
O sorriso do filho, algo que relaxa e, por sua vez, traz um sentimento de plena felicidade. Quando esse ato praticado pelos recém-nascidos se manifesta enquanto eles dormem, logo surge a especulação. Os bebês sonham ? Eles tem pensamentos positivos e / ou negativos durante o seu intervalo? Por que esse gesto terno é desenhado em seu rosto?
O sorriso, juntamente com o choro, são dois mecanismos de comunicação. Uma situação muito particular no sorriso dos bebês é o fato de que, nos primeiros dias de vida fora do útero, pode-se observar que eles sorriem quando dormem, gerando preocupações sobre o motivo desse sorriso.
Algumas respostas comuns dentro da família são orientadas de que “ele está sonhando com algo bonito”, “ele sonha que ainda está no útero”, “ele sonha com seu anjo da guarda”. Dentro do que é conhecido como literatura pediátrica, podemos encontrar referências com termos como ‘ primeiro sorriso ‘, ‘sorriso do sono’, ‘sorriso dos anjos’ ou ‘sorriso angelical’.
De fato, o sorriso é uma contração facial formada a partir dos movimentos dos músculos que circundam os olhos e a boca para expressar uma sensação agradável. No entanto, em recém-nascidos , esse sorriso enquanto dorme é um ato reflexivo, involuntário e sem qualquer intenção expressa de comunicar algo ou agradar a quem o vê no momento. Pode aparecer em ciclos de 60 a 90 minutos depois que o bebê adormece , no momento em que seu corpo está relaxado, mas há intensa atividade no sistema nervoso central.
Pode até ocorrer nas últimas semanas no útero , conhecido como sorriso fetal (ultrassonografias ou ultrassonografias realizadas em gestantes, de sete a oito meses de gestação, confirmam a presença de expressões faciais de sorriso no feto). Esta atividade também não é consciente, é um reflexo automático de seus músculos.
Estudos científicos determinaram que o ser humano começa a armazenar memórias em sua memória, uma vez que está no útero da mãe; portanto, não é irracional pensar que esses sorrisos, involuntários e sem qualquer intenção, possam ser devidos a sentimentos de bem-estar vividos. no ventre da mãe ou no momento presente, como sentir-se limpo, satisfeito com a alimentação e em um descanso agradável, devemos tomá-los como um indicador de que o bebê está se sentindo bem.
O que não resta dúvida é a felicidade e o prazer que isso proporciona aos pais ao verem seus primeiros sorrisos em seus bebês; portanto, esse belo gesto deve ser desfrutado ao máximo.