Nosso quarto é o lugar da casa onde podemos relaxar e renovar as energias do dia-a-dia. Assim como o nosso, o quarto do bebê também deve ser pensado de forma a despertar essas sensações calmantes e revigorantes, para que eles consigam ter uma boa noite de sono e descansem bem.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como escolher a mobília e como preparar o ambiente para que ele fique aconchegante e traga toda a serenidade que o bebê precisa:
Móveis
A dica principal é que se escolha somente o necessário. No caso de quartos maiores, mesmo que haja espaço, optar por um ambiente mais arejado e menos poluído pode ajudar a manter a sensação de conforto, sem que o quarto pareça mais apertado do que é. Isso facilita a limpeza, que é uma das principais características de um quarto confortável.
Luz e cores
Para o quarto dos bebês , escolha sempre cores suaves, que não estimulem demais a criança. É muito mais fácil acalmar um bebê em um quarto de cores pastéis do que em um com paredes fluorescentes. Então escolha cores suaves, como branco e bege para a parede e os móveis, ou os tons mais claros das outras cores, como rosa, azul, amarelo, verde etc. Vale também lembrar da iluminação. Um quarto claro ou escuro demais podem atrapalhar o descanso do bebê, então opte por luminárias ou objetos que ajudem a manter o lugar com uma iluminação secundária mais baixa, sempre que for preciso. Isso também ajuda as mães a amamentarem sem que precisem ficar no escuro.
Aromas
Muita gente esquece que nossos pequenos são muito sensíveis aos aromas do mundo, já que seu olfato é bem apurado. Para ajudar a trazer conforto para o quarto e acalmar o bebê, é possível aromatizar o quarto com fragrâncias suaves, como a da lavanda. Para isso, use sachês aromatizantes, difusores ou aromatizador de varetas. Lembre-se de tomar cuidado para que os aromatizantes não fiquem fortes demais, ou muito perto do bebê, de forma que o perfume acalme a criança com naturalidade.