É muito comum ver as mamães conversando com seus bebês ainda dentro da barriga. Altamente recomendado, esse hábito é capaz de fortalecer o vínculo emocional, auxiliar no aprendizado e desenvolvimento auditivo e criar um ambiente seguro e calmo para esse serzinho que está vindo por aí. E por que não ler? Sim, seja falar, cantar ou até mesmo ler para o seu filho ainda no útero pode trazer benefícios para vocês dois. E para quem já está com seu bebezinho no colo, calma, ainda dá tempo de introduzir esse momento na rotina desde cedo. Vem com a gente e saiba mais sobre por que vale a pena investir no hábito da leitura para bebês.
Benefícios da leitura para bebês
A partir da 20ª semana, a audição do bebê já está se desenvolvendo e, portanto, ele está pronto para receber todos os estímulos do mundo fora da barriga. É nesse momento que o bebê começa a reconhecer a voz dos pais e a leitura pode ser uma oportunidade única para estimular os sentidos do pequeno e vocês estreitarem laços.
Depois que o bebê nascer e à medida em que ele for crescendo, os benefícios dos livros só aumentam, sendo fundamentais para a construção do imaginário infantil. Por isso, não abra mão dos momentos de leitura juntos. A sua presença vai fazer toda a diferença na interação do bebê com o livro, além de ajudar que ele ganhe significado a exemplo de outros brinquedos.
3 dicas para incentivar a leitura desde cedo
A leitura para bebês costuma ser uma atividade prazerosa e relaxante entre pais e filhos, marcada por muito afeto, acolhimento e entrega. Listamos algumas dicas para você que deseja começar agora mesmo!
1. Crie um ritual da leitura
Escolha sempre um local calmo e confortável e tente ler um pouquinho todos os dias para que a atividade não fique esquecida e se torne verdadeiramente um hábito. Prefira um momento calmo do dia em que você se dedique inteiramente a essa atividade. Muitas famílias optam por inserir a leitura na rotina do sono, juntamente com o chamado “ritual noturno”, mas você pode ler para o seu filho a qualquer momento.

2. Tenha livros adequados para a idade
Para incentivar a leitura desde cedo, nada como começar a montar a própria biblioteca em casa. Por isso, capriche na escolha dos livros infantis. Livros de banho, de pano, cartonados, ou com recursos sonoros são exemplos de boas opções. Para recém-nascidos, é recomendado livros com contraste, principalmente preto e branco, já que a visão ainda está se formando. Existem ainda clubes de assinaturas que realizam essa curadoria, disponibilizando livros de acordo com a idade do bebê.
3. Monte um cantinho da leitura
Ao montar um cantinho da leitura, priorize o conforto. Escolha um local bem iluminado e o torne o mais acolhedor possível para você e seu filho. Você pode utilizar pufes, almofadões ou colchonetes, e investir em acessórios lúdicos como luminárias, almofadas e tapetes. É recomendado deixar os livros ao alcance dos pequenos e saiba que é normal que os bebês levem os exemplares à boca. Tudo isso faz parte da experiência!

A leitura para bebê é um ótimo hábito para ser incentivado desde cedo e para ser vivenciado a vida toda. Tente aí na sua casa e depois compartilhe com a gente como foi! Vamos adorar saber! Na Baby Enxoval, você também encontra uma série de produtos para montar um cantinho da leitura aconchegante e convidativo para bebês e crianças. Acesse nosso site: www.babyenxoval.com.br

Baby Enxoval