A pele é o maior órgão do corpo humano e sua principal função é nos proteger quando estamos em contato com o mundo.
Se ela é tão importante para os adultos, para os bebês representa uma proteção ainda maior, por isso é importante entender as diferenças entre o cuidado com a pele adulta e do bebê, que é mais sensível e requer atenção especial.
Logo após o nascimento, a pele do bebê ainda não está completamente desenvolvida, então é comum que, nessa fase, o bebê apresente sintomas como vermelhidão, irritação ou descamação. Abaixo, daremos algumas dicas de como cuidar dos pequenos:
Mantendo a pele hidratada
A pele dos bebês é muito suave e macia, mas isso não a impede de ser forte. Para que ela mantenha essas características, o uso de hidratantes é altamente recomendado, mesmo se a pele não apresentar sinais de ressecamento. O ideal é que o produto não tenha perfume, dando preferência a componentes como óleo mineral e vaselina.
Hora do banho
Outro fator importante para ser levado em consideração é que a pele do bebê é mais sensível à irritação e reações alérgicas, então os banhos devem ser rápidos e com sabonetes de PH neutro. Banhos muito prolongados podem diminuir a produção de óleos naturais na pele do bebê, que protegem a pele de infecções. Sabonetes com componentes mais fortes também podem causar irritação.
Cuidado com o sol
Além da hidratação e do banho, lembre-se que a pele do bebê também precisa de cuidados relativos à exposição ao sol, pois a pele dos bebês é mais sensível às queimaduras. Como não há consenso sobre a segurança do uso de protetores solares para bebês, evitar a exposição de outras maneiras é o ideal. Cubra o bebê com roupas que deixem expostas poucas partes do corpo, mesmo no verão. Há roupas com fator de proteção solar (FPS) 50. Em dias quentes, uma opção são as roupas mais leves de algodão, que são mais frescas. O ideal é que a exposição seja fora dos horários de pico, entre as 10 da manhã e 3 da tarde, mas se não for possível evitar, certifique-se de procurar sombras e usar acessórios como chapéus de aba mais larga.
Todos esses cuidados garantem que os pequenos cresçam seguros e saudáveis, além de garantir que a pele do bebê não seja motivo de incômodo para eles por causa de irritações ou queimaduras.