A hora de dormir do bebê é um momento delicado na vida de muitas mamães e papais. Alguns bebês apresentam dificuldade para pegar no sono e facilidade para acordar durante a noite, necessitando do cuidado dos pais a madrugada toda.
No entanto, 5 dicas podem ajudar bastante para que esse momento seja mais prazeroso para todos.
Banho morno
Pouco antes de dormir, dê um banho morno no pequeno para que ele fique relaxado. Mantenha a água rasa, cerca de 7 centímetros, e jamais deixe o bebê sozinho em hipótese alguma.
Temperatura amena na hora de dormir
Com a intenção de deixar o bebê quentinho, alguns papais e mamães acabam exagerando na quantidade de roupas da criança. Sinais como suor no cabelo, bochechas úmidas, respiração ofegante e peito quente podem indicar que o pequeno está com calor. O indicado é vesti-lo com, no máximo, uma camada a mais que você mesma vestiria. Já para dias mais friozinhos, tenha por perto um edredom e não se esqueça de acessórios, como touquinha, luvinhas e meinhas.
Barriga para cima
Durante o primeiro ano de vida da criança, especialistas recomendam que ela durma sempre com a barriga para cima, auxiliando em sua respiração. Porém, não há problemas quando o pequeno já consegue se mover a ponto de mudar de posição durante a noite.
Massagem relaxante
Há pesquisas que mostram a massagem e o toque como auxiliadores do sono do bebê tanto no quesito quantidade quanto em qualidade. Ela ainda pode ajudar a mamãe a reconhecer a linguagem corporal de seu filhinho e a se conectar com ele.
Tranquilidade antes do sono
Faça com que o bebê fique tranquilo e relaxado pouco antes de dormir. É importante deixá-lo aconchegante e evitar brincadeiras agitadas para que o pequeno vá para o bercinho com sono, porém acordado. Essa atitude o ajuda a aprender a ficar calmo e voltar a dormir quando acordar durante a noite.