Dar banho no bebê é importante para a conexão da mamãe com o filhinho, além da higiene do pequeno. Possivelmente, serão necessários alguns banhos até virar uma expert, mas após a fase de adaptação, o momento será divertido e prazeroso ao baby.
Dicas importantes
No caso dos recém-nascidos, alguns cuidados se mostram necessários. Um deles é dar banho de esponja no bebê até o coto umbilical cair (geralmente entre 10 dias e três semanas após o parto). Para isso, basta colocar o pequeno sobre uma superfície plana e macia, de preferência coberta com uma toalha, e ter uma esponjinha ou paninho em mãos. No caso de molhar o coto umbilical acidentalmente, é só usar a toalha, dando leves tapinhas sobre o coto. Essa prática auxilia em mantê-lo seco e a curar.
Depois disso, a mamãe pode colocar o bebê na água, geralmente em uma banheira própria para babies. A opção pela água morna é recomendada, além de deixar toalhas, paninhos e sabonetes sempre em locais de fácil alcance, uma vez que uma mão sempre estará segurando o pequeno.
Depois do banho, é importante secar o bebê em cada dobrinha da pele para que ele não fique úmido em nenhuma parte do corpo antes de colocar a roupinha.
Frequência do banho
Duas ou três vezes em uma semana geralmente é suficiente para um recém-nascido. Paralelo ao banho, a mamãe deve manter a região da fralda bem limpa, além de lavar rosto e mãos do bebê algumas vezes ao dia. Ao crescer um pouquinho, a mamãe pode aumentar a rotina de banho para uma vez por dia, uma vez que ele passa a interagir mais com o ambiente e, consequentemente, se sujar mais. Vale lembrar que não se deve deixar o bebê sozinho nem por um segundo na hora do banho em hipótese alguma.