Massagear o bebê ajuda a desenvolver o vínculo de ligação entre mãe e filho. As massagens também têm um efeito positivo no sono infantil, o bebê aprende a relaxar e seu sono gradualmente se torna mais longo.
Além de muito relaxantes, contribuem para o “não stress” , promovem o aumento de peso no recém nascido e ajudam na digestão e alivio dos gases. Estimulam a circulação sanguínea da criança, promovendo o transporte de oxigênio e a manutenção da temperatura do corpo.
Comece com uma massagem de alguns minutos. Esteja atenta e se adapte às necessidades e reações do bebê, você deve parar se ele ficar agitado ou parecer chateado. Se reagir bem e se sentir confortável, continue.
Massageie os braços, pernas e costas. Como ele está acostumado a ser tocado nesses lugares, esse tipo de massagem não deve incomodá-lo. Depois, inclua a massagem do rosto, ombro e pescoço. Para iniciantes, você pode cantar ou falar gentilmente enquanto o massageia.
É possível iniciar a massagem nos primeiros dias de vida da criança. No entanto, se o bebê for prematuro ou tem problemas de saúde, procure o conselho do seu médico antes de começar.
Crédito/Imagem: pixabay.com