Quão maravilhosos são os primeiros passos do bebê e quantos passos ele teve que dar para chegar até este momento único! Não tente que este estágio seja rápido demais: deixe que seu filho consiga por si mesmo.
Todas as crianças andam um dia, exceto patologias graves (e muito raras), portanto você não precisa se preocupar antes dos 20-24 meses de idade. Em média, um bebê caminha entre 14 e 16 meses. Alguns começam mais cedo, outros levam tempo e começam mais tarde.
A questão de herança genética tanta conta, se os pais deram os primeiros passos aos 18 meses, não é surpresa que o filho faça o mesmo. Um bebê mais gordinho estará menos inclinado a embarcar rapidamente na aventura de caminhar.
Desde o nascimento um bebê está se preparando para andar, sua mente, depois os músculos das costas e os braços são fortalecidos, finalmente as pernas entram em ação. Quando um bebê anda cedo, seus pais acham que “fizeram tudo certo”… O importante não é tanto o fato de uma criança andar, mas o desejo de querer andar.Ele terá mais confiança em seu corpo, nas suas habilidades e confiança no ambiente em que vive.
Acompanhe nossas 4 dicas para ajudar o bebê a andar
Incentive seus movimentos
Quanto mais permitimos que uma criança rasteje no chão, engatinhe, mais perto estará do momento da caminhada.
Esqueça o andador
O andador nem sempre é uma opção, pois fornece informações errôneas para a criança! O andador permite que a criança se mova com velocidade, sem entender as distâncias, obstáculos e perigos
Calçados
O bebê pode ficar com os pezinhos descalços ou com sapatos macios. Dentro de casa, ele não precisa de sapatos até saber andar bem. São os músculos dos pés que entram em ação na caminhada e não os sapatos!
Espaço livre
Facilite a exploração do seu ambiente Remova tudo o que quebra, seu filho deve poder se levantar facilmente com uma poltrona ou peça de mobiliário resistente (cuidado com a TV que pode inclinar), agarrar e levantar sem bater com a cabeça.