Emoção e … muitas lágrimas!
Quando o primeiro dentinho começar a nascer, é uma alegria para os pais, mas não podemos esquecer que esse momento é difícil para o bebê.
Embora os dentes do bebê comecem a se formar durante a gravidez, eles não se mostram até o sexto mês de vida. O primeiro a aparecer são os incisivos; No primeiro aniversário, o bebê já pode ter oito dentes (quatro para cima e quatro para baixo). Em seguida, os quatro premolares emergem, entre os 18 e 24 meses de vida. Finalmente, em torno de 24 e 30 meses, os segundos quatro premolares nascem. Após dois anos e meio, seu pequeno terá em torno de 20 dentinhos.
O crescimento dos dentes é muitas vezes um momento difícil na vida das crianças: choro, diarréia, tendência a salivar e, claro, gengivas inchadas e avermelhadas, começam a coçar e incomodar. Durante esse processo doloroso o bebê pode se recusar a comer. Você pode ajudar massageando as gengivas com o dedo, ou optar por mordedores de gel congelados. Uma vez que os dentes saíram, o bebê terá a sensação de que eles se movem e, a partir de seis anos de idade, começará a obter os dentes finais.
Escovar os dentes é o primeiro gesto de higiene bucal. Duas vezes por dia, com a ajuda de uma escova infantil muito flexível e sem pasta de dente antes dos três anos de idade. Lembre-se de que você deve trocar a escova regularmente. E marcar uma consulta com o dentista quando seu filho estiver prestes a completar dois anos.