Fortalecer a imunidade é essencial para que o bebê tenha um vida saudável e para isso nada como seguir o velho e bom ditado “ É melhor prevenir do que remediar”
No nascimento, os bebês têm apenas os anticorpos transmitidos pela mãe, mas seu corpo tem uma contagem mais alta de glóbulos brancos do que um adulto para melhor se proteger. O único problema é que o sistema imunológico ainda é frágil, então vai ser preciso dar um impulso a ele.
São pequenos gestos cotidianos que podem fazer a diferença. Também devem ser tomadas outras precauções, como lavar as mãos regularmente ou não beijar o bebê no rosto, se estiver resfriado, por exemplo. O que deve ser constantemente lembrado: não evitar ao máximo o contato da criança com as bactérias, o bebê deve conhecer certas bactérias para acostumar seu sistema imunológico a lutar e se proteger.
Repouso
O sono, assim como os alimentos, são os principais pontos de um corpo saudável e, especialmente, um sistema imune eficiente. Durante o sono, o bebê tem bastante energia física, e também psíquica. Assim, é essencial que os bebês durmam em horários razoáveis, e também em quantidades suficientes. Em caso de cansaço, o sistema imunológico será enfraquecido diretamente.
Amamentação
Todas as propriedades do leite materno são para o bem-estar do bebê. Uma criança amamentada diretamente pela mãe terá menos infecções de ouvido, resfriados ou diarréia. O leite materno possui propriedades benéficas específicas para a criança, pois fornece as proteínas necessárias para a defesa do organismo contra agressões externas, como vírus e outras bactérias. A amamentação também fornece glóbulos brancos, verdadeiros terrores de infecções. Obviamente, algumas mães não têm a oportunidade de amamentar. Neste caso, não entre em pânico ou culpa: existem muitas outras soluções para proteger seu pequeno!
Alimentação
Uma dietadesempenha um papel muito importante nas defesas imunológicas do bebê. É necessário fornecer os nutrientes e vitaminas necessárias. Quando se fala em nutrientes, os bebês precisam particularmente de ferro, que é encontrado no leite, mas também em carnes vermelhas, lentilhas, feijões brancos, tofu e principalmente no espinafre!