A pele do bebê tem particularidades que o diferenciam do adulto e o tornam especial. Até 3 anos, a pele do seu filho é frágil e imatura. Por ser muito fina e delicada sofre contra as agressões externas (calor, frio, umidade prolongada, poluição …) por isso merece toda a atenção para se manter saudável.
Cinco vezes mais fina do que a pele de um adulto, as células de sua epiderme são menos coesivas favorecendo que a pele seja mais permeável (daí a necessidade de ter cuidado com o que é aplicado). E, por outro lado, a pele do bebê perde água facilmente, facilitando que pontos ásperos apareçam.
Outra grande diferença entre a pele de adultos e do bebê: Nossa pH tem uma certa tendência para a acidez, perfeito para combater infecções e agressões de agentes externos, mas a do bebê é neutra, deixando-o exposto à ação de microorganismos e substâncias potencialmente nocivas.
A pele do bebê precisa de hidratação
Na segunda semana de vida, a mamãe notará que seu recém-nascido tem a pele escamosa; Isto porque em 48 horas após o nascimento a pele perde a proteção do vernix (a camada de gordura que protegia a pele quando estava em contato com o líquido amniótico). Na ausência desta camada, a pele fica seca com sinais evidentes de falta de água. É hora de oferecer ajuda externa.
Produtos usar para hidratar a pele do bebê
Para hidratar a pele do seu filho, escolha produtos hidratantes ou emolientes específicos para bebês, respeitando as particularidades de sua pele,com fórmulas naturais alta tolerância (sem tóxico ou substâncias irritantes), seguros que fortalecem a barreira epidérmica e protejam a delicadeza da sua epiderme.