Lavar as roupas do bebê requer uma atenção especial. A pele do recém-nascido é muito mais sensível e frágil que a pele de um adulto, por isso é necessário adotar alguns cuidados no momento de lavar as roupinhas.
Desde o nascimento, as roupas de bebê podem ser lavadas na máquina. Mas a pele do pequeno é muito sensível e, portanto, mais propensa a irritação. Para evitar reações na pele, é importante lavar a roupa adequadamente e escolher corretamente os produtos que serão utilizados.
Antes de tudo, saiba que todos os itens para o bebê sempre devem ser lavados antes de usá-los. Por um lado, por razões de higiene – várias pessoas tocaram as roupinhas antes de você adquiri-las e, por outro lado, agentes químicos também podem estar presentes no tecido. Não se esqueça de lavar sistematicamente as roupas dos pequenos. É aconselhável lavar as roupas do bebê separadamente do resto da família.
Com quais produtos lavar a roupa?
Recomenda-se não usar produtos de limpeza muito agressivos para a pele dos pequenos e também não combinar muitos produtos diferentes. Por exemplo, evite adicionar um amaciante. E também é melhor sempre optar por uma roupa em tecido 100% algodão.
Para roupas de cama e babadores, que tenham alguma mancha, pode usar um removedor de manchas que seja adequado para o bebê. Manchas alimentares são comuns e, às vezes, são muito difíceis de serem removidas. Pode optar-se por um removedor de manchas antes de colocar na máquina ou, colocar o removedor de manchas diretamente na máquina.
A parte de secar a roupa é tão importante quanto a própria lavagem, portanto não se deve deixar a roupa na máquina, assim que o ciclo terminar, verificar se as roupas não estão tão molhadas, podendo então colocar para secar. Depois de secas, é recomendável não esperar muito para passar as roupinhas.