Não espere que a criança diga que está com sede para lhe oferecer água, em vez disso, ofereça além de água outros alimentos e bebidas hidratantes ao longo do dia, principalmente no verão, quando são necessários mais líquidos para se manter saudável.
Hidratação : Dicas para a criança tomar líquidos
Quando as crianças estão com sede, elas já estão pelo menos 3% desidratadas, e a água faz muito mais do que diminuir a sede, a água é um mecanismo de refrigeração, transporta fluidos e nutrientes, ajuda na digestão, e na função cognitiva para manter um peso saudável.
A quantidade de água que uma criança precisa para se manter hidratada e saudável pode surpreender: os adolescentes precisam do mesmo tanto quanto os adultos (oito a onze copos), enquanto as crianças de 1 a 3 anos devem tomar quatro copos de líquidos por dia.
Uma ótima dica é calcular 2 copos por dia para cada quilo de peso corporal, até o máximo de 8 a 10 copos por dia. É particularmente importante garantir que as crianças ativas estejam recebendo água. Certifique-se de que bebam cerca de 30 minutos antes de uma atividade e depois a cada 20 minutos durante a atividade, principalmente durante os meses de verão.
Além de queixas de sede, pode ser difícil dizer quando uma criança está desidratada. Alguns sinais podem dar o alerta da desidratação, por exemplo, a urina estar escura, tontura e letargia, os pais podem garantir que seus filhos obtenham a ingestão recomendada de líquidos com estas dicas:
- Não precisa ser água – Muitas frutas e legumes têm um alto teor de água. Ofereça melancia, morangos, brócolis, pepino e outras frutas e vegetais que contém água nas refeições ou nos lanches.
- Faça um gole divertido – Deixe seus filhos escolherem seus próprios copos ou garrafas, nas cores preferidas ou decorados com personagens divertidos. Invista em bandejas de cubos de gelo que produzem gelo de formas diferentes.
- Se as crianças se recusarem a beber água “chata”, adicione algum sabor e cor. Congele pedaços de frutas em cubos de gelo ou faça uma infusão com frutas frescas, ervas ou vegetais. A água fica muito saborosa com limão, hortelã, melancia ou laranja.
- Verifique se a água está facilmente acessível para os mais pequenos. Se eles não alcançarem a pia ou a torneira da geladeira, instale um dispensador de água fácil de usar e alguns copos em um local onde eles possam alcançá-lo.
- Esteja preparada. Invista em uma variedade de garrafas e mantenha-as cheias na geladeira para poder agarrá-las sempre que sair para passear, andar de bicicleta ou de carro.
- Crie um sistema de lembrete – Pode ser um gráfico na geladeira que as crianças possam marcar cada vez que tomarem uma porção de água ou, se você estiver fora de casa, um temporizador definido no telefone para lembrar à família que é hora de tomar uma bebidinha.