O Protetor solar é fundamental nesta época do ano que os dias estão mais quentes, e em outras estações também, pois os raios solares podem causar vários riscos para a pele tanto dos adultos quantos das crianças e bebês.
O produto deve ser apropriado para a pele dos pequenos. Bonés, roupas leves, guarda-sóis e óculos de sol também podem ser ótimos aliadas para evitar os riscos dos raios UV. Mas hoje vamos falar sobre o protetor solar.
Atividades ao ar livre são uma ótima maneira de compartilhar bons momentos com a família, no entanto, é necessário levar em consideração alguns aspectos , incluindo, é claro, aqueles relacionados à exposição a condições climáticas. Os passos básicos são evitar a exposição ao sol , especialmente em momentos de maior intensidade , e usar roupas leves e frescas para que a pele não entre em contato direto com os raios do sol.
Com que idade se pode usar o protetor solar?
Se o bebê estiver com menos de 6 meses de idade é melhor não expô-lo ao sol entre as 10h e as 17h. E também não se deve aplicar nenhum produto na pele do bebê nesta idade já que eles ainda não têm a capacidade de metabolizar e expelir as substâncias químicas presente no protetor solar.
Proteção solar para bebês acima de 6 meses
No mercado existem filtros solares direcionados para bebês com mais de 6 meses, na intenção de querer proteger melhor seu bebê, algumas mães aplicam outros produtos; no entanto, tal prática, longe de produzir o efeito desejado, levará a uma maior absorção pela pele de substâncias potencialmente nocivas.
A partir de 3 anos, é possível usar protetor solar?
A maioria dos filtros solares são adequados para crianças acima de 3 anos. Nessa idade, a pele apresenta maior resistência e está mais preparada para assimilar essas substâncias e também para ser protegida dos raios ultravioleta. Como nessa idade, a criança estará mais ‘independente’, então pode ser mais difícil aplicar o protetor. Além disso, o uso de filtros solares é essencial para manter a boa saúde. No entanto, as recomendações relacionadas aos horários de grande perigo permanecem firmes.
Algumas dicas para proteger o bebê do sol
- Aplique uma única camada de protetor, especialmente nos braços, pés e rosto; se a criança não estiver vestida (por exemplo, na praia ou na piscina), cubra também o resto do corpo
- Aplique o creme cerca de 30 minutos antes da exposição solar da criança.
- Renove a aplicação após cada mergulho; a maioria dos filtros solares são diluídos em água.
- Reaplique o creme 2 horas após a aplicação anterior, mesmo que a criança não tenha entrado na água nesse meio tempo.
- Quanto ao índice de proteção, é melhor optar sempre pelo índice mais alto. O seu pediatra pode indicar o produto correto para apele do bebê; siga suas recomendações.
Lembre-se de que as crianças são mais expostas do que os adultos a fatores como sol, frio ou calor. Portanto, tomar precauções, como começar a usar filtros solares, nunca será demais. Se, é claro, seus filhos tiverem idade suficiente e o produto for adequado.