A incidência de obesidade infantil em nosso país não parou de aumentar nos últimos anos. Prevenir esta epidemia desde a tenra idade é um objetivo essencial e delicado: qualquer descuido pode ter consequências graves e duradouras.
Por essa razão, é cada vez mais necessário que as crianças recebam, desde cedo, uma boa educação nutricional, na qual os pais têm um papel muito importante.
As crianças com excesso de peso poderão ser adultos em perigo amanhã. As causas da obesidade infantil são bem conhecidas: uma dieta muito rica em gordura e açúcar e atividade física insuficiente. Algumas predisposições familiares também podem promover excesso de peso.
Uma vez confirmado o diagnóstico da obesidade, não é só uma questão de fazer a criança perder peso, mas sim de controlar seu ganho de peso. Isso geralmente requer um reequilíbrio de alimentos, bem como uma prática de atividade física mais intensa.
Educação no comportamento alimentar durante esta fase da vida, não só visa alcançar um bom estado nutricional, mas também ensinar a criança a comer bem, para estabelecer as bases para hábitos alimentares saudáveis na vida adulta. Portanto, é essencial, que os pais estejam cientes do problema, a fim de fazer os ajustes necessários para a melhor saúde de seus filhos.