Ler histórias é bom para os bebês! Os fonoaudiólogos dizem que a leitura é essencial para o desenvolvimento da linguagem da criança. Mas quando começar e como fazer isso?
A partir de seis meses você pode ler histórias para o seu bebê, escolha livros pequenos, mas com muitas ilustrações, que seu filho possa manusear. Ele aprenderá como virar páginas, descobrir cores e texturas. Sua primeira experiência com o livro será de manipulação.
No início é necessário escolher histórias bem curtas, com uma frase, uma imagem. Mostre as fotos, descreva o que você vê. Seu filho vai ouvir o som da pronúncia e entender o que é. E pouco a pouco, ele tentará pronunciar as próprias palavras, muitas vezes para fazer você feliz. Esta é a fase do entendimento.
Gradualmente, aumente a riqueza das histórias, mas não se force a construir frases complexas. Adapte-se ao seu filho, aproveite para ler a história, divirta-se! Diga coisas simples, ao alcance do seu bebê. Ler uma história é sobretudo um momento de troca e partilha.
A criança pede para você sempre ler as mesmas histórias, por que a repetição permite memorizar o vocabulário da história. E quando seu filho quiser trocar de livros, ele se sentirá pronto para descobrir novas palavras e frases!
O mais importante é desenvolver a curiosidade do seu filho em torno do livro. Quando, mais tarde, ele entrar na escola, naturalmente ele descobrirá a leitura e irá aprender a decodificar essa escrita.