Durante a gravidez e desde o nascimento de um bebê, a mamãe é responsável por alimentar, cuidar e proteger. Bebês que choram se acalmam mais rápido quando a mãe os pega em seus braços. Mas não é só para acalmar o bebê que o colo é importante, outros benefícios são causados:
Reduz o ritmo cardíaco: quando a mamãe carrega, mesmo que seja por pouco tempo, acalma as lágrimas da criança e ajuda a dissolução dos medos, já que o ato gera uma redução significativa no ritmo cardíaco.
Contato da mãe e da criança: Estar nos braços da mamãe, sentindo seu cheiro, pele e batimentos cardíacos, permite que as crianças se acalmem, sendo fundamental para o desenvolvimento emocional da criança.
O contato precoce entre mãe e filho deve começar imediatamente assim que ele nasce. Essa prática baseada no contato íntimo nas primeiras horas de vida facilita o comportamento materno-neonatal e as interações por meio de estímulos sensoriais como toque, calor e olfato. Além disso, o bebê começará a amamentar sem maiores problemas.
Desde que o bebê nasce, ele começa a interagir, não apenas através do consumo de leite materno, mas também através do contato visual. O bebê reconhece e diferencia a pessoa que acompanha e cuida todos os dias, gerando uma preferência pela mãe. Ele ficará feliz com a sua presença e ficará chateado quando a mamãe não estiver lá. São manifestações que indicam o desenvolvimento do vínculo com a mãe.
Por isso a importância de amamentar seu bebê pelo menos até os seis meses de idade. Essa prática saudável influencia sua capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis ao longo da vida, além de criar laços fortes e seguros.