Os cuidados com o bebê devem ser compartilhados entre os responsáveis, principalmente nos primeiros meses de vida quando a família ainda está se adaptando ao novo integrante.
Essa história de que apenas a mãe tem responsabilidade nos cuidados com os filhos, e com a casa em geral, é coisa do passado!
Os pais, não só podem, como devem dividir as tarefas de rotina dos pequenos, afinal, os nenéns não veem com um manual de instrução. Logo, é preciso aprender a cuidar deles, e, isso todo mundo é capaz de fazer, independente de ser a mamãe ou papai.
Além disso, quando o pai está mais presente na rotina com o baby, os laços afetivos se estreitam e uma conexão muito mais especial com a criança começa a tomar forma. Essa ligação vai durar a vida toda!
Quer saber o que você pode fazer para cuidar do seu filho? Continue lendo!
O que o papai pode fazer nos cuidados com o bebê
Bem, a única coisa que um pai ainda não consegue fazer no dia a dia com um bebê é pequeno é amamentar! Porém, temos que concordar que essa é uma função biológica, ou seja, não podemos mudar esse cenário.
Tirando a amamentação, um pai tem capacidade para realizar todas as outras atividades que envolvem a rotina com o pequeno. A seguir, listamos algumas dessas tarefas. Confira:
1. Estar presente na escolha do enxoval
A primeira grande decisão que os pais tomam na vida do bebê, além da escolha do nome, é a escolha do tema e as peças que vão estar presentes nos primeiros momentos de vida do neném!Estamos falando sobre a escolha do enxoval!
E o pai também deve dar a sua opinião a respeito do que ele acredita ser mais relevante para os primeiros meses da criança. Se você é um pai de primeira viagem, e ainda não sabe muito sobre esse universo tão grande, é bem importante pesquisar sobre o assunto. Em nosso blog você encontra informações valiosas para se tornar um expert em enxoval de bebê.
2. Aprenda a trocar as fraldas e roupinhas
Quando temos um bebê pequeno, uma das tarefas básicas que a pessoa que faz parte da rede de apoio da família deve saber é trocar a fralda!
Com toda certeza, a mãe do seu bebê vai te agradecer muito se você souber trocar as fraldas e não precisar chamá-la a cada vez que o neném se sujar, mesmo porque, isso vai acontecer com uma certa frequência.
Então, busque tornar o dia a dia com a criança mais fácil. Depois de trocar as primeiras fraldas, verá que não é um grande desafio.
Além de trocar a fralda, o pai também pode vestir a criança, esse processo pode ser um momento especial entre pai e bebê. Aproveite para colocar sua criatividade em prática e criar lookinhos fofos e divertidos para seu filho. Pode até mesmo combinar de saírem parecidos, vai render boas fotos e memórias inesquecíveis!
3. Colocar o neném para dormir
As crianças pequenas dormem muitas horas. Então, entender qual é a melhor maneira de fazê-las pegar no sono, é uma tarefa muito importante na rotina de cuidados com o bebê.
Após a amamentação, o pai pode colocar o neném para arrotar e fazê-lo adormecer. Sabemos que, algumas vezes, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada, porque nem sempre a criança quer dormir ou ela ainda está um pouco agitada, mas seja persistente..
Uma dica que pode te ajudar nesse momento, é criar uma rotina para os momentos de soninho do bebê, dessa maneira, ele irá aos poucos entendendo quais são as suas horas de dormir.
4. Dar comida
Caso o seu bebê já esteja passando pela fase de introdução alimentar, você poderá participar da alimentação do seu filho, porque, agora, a nutrição do neném não irá depender exclusivamente do leite materno, então, por que não aproveitar para participar dessa fase?
Você pode tanto estimular o paladar do neném oferecendo as primeiras frutas, quanto preparar os alimentos que ele irá consumir e ou dar a comida. Com toda certeza, esses momentos irão criar uma conexão com seu filho e nunca mais serão esquecidos por você!
Gostou dessas dicas? Acompanhe nossas redes sociais para mais!