Você sabe o que é um quarto montessoriano? Desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori, em 1907, a técnica dispõe os móveis do quarto na altura da criança, de modo que desenvolva sua independência e capacidade de exploração.
O objetivo principal desse modelo de quarto é a autoeducação da criança, que passa a explorar sensorialmente o mundo com mais independência, sem perder a segurança e o conforto.
Nos quartos montessorianos, a cama ou colchão ficam na altura do chão, para que a criança possa deitar ou levantar sempre que quiser, sem riscos de cair da cama.
Outros objetos, como espelhos e brinquedos, ficam na altura do seu campo de visão e ao seu alcance, aumentando o número de interações possíveis da criança com o ambiente do quarto, como escolher os brinquedos ou se reconhecer no reflexo do espelho. Além dessas opções, é possível usar tapetes para estimular a percepção sensorial, limitar o espaço das brincadeiras e até fazer um rodízio de brinquedos, onde só parte dos objetos fica exposto para a criança, sendo trocados de tempos em tempos para criar novas descobertas.
O quarto montessoriano é seguro para a criança, mas é possível que mais alguns cuidados sejam tomados, para aproveitar o máximo da experiência de autoeducação sem comprometer a segurança do bebê. Certifique-se, por exemplo, que quadros e espelhos estejam bem presos à parede, de preferência com fitas dupla-face, para que não se soltem. Prefira também quadros com acrílico no lugar de vidro, para que os pedaços não se soltem, ferindo a criança. Barras de segurança na parede podem ajudar o bebê a se levantar e fortalecer as pernas para andar, assim como em andadores. Fuja de móveis com quina ou que sejam instáveis, pois eles podem tombar ou machucar o pequeno. Tomadas também devem ficar fora do alcance do bebê ou protegidas para evitar acidentes.
Para saber mais sobre os produtos que compõem o quarto montessoriano, clique aqui.