Um dos aspectos mais importantes durante o crescimento do bebê é uma higiene bucal bem feita. A escovação e as visitas ao dentistas devem começar bem cedo, logo quando surge o primeiro dentinho. Aqui juntamos 5 dicas para papais e mamães manterem seus filhos livres das cáries e com um crescimento saudável da dentição:
Quantidade e qualidade
A escovação dos pequenos deve ser feita, assim como em adultos, sempre após as refeições. Isso quer dizer que o bebê tem que ter a escovação adequada após o café da manhã, do almoço e do jantar. Muita atenção ao jantar, pois o dente do bebê passará a noite inteira em contato com o alimento, caso a escovação não seja feita. Se a quantidade adequada é importante, a qualidade é ainda maior. Escove bem cada dentinho e não se esqueça de usar o fio dental.
Visitando o dentista
Muitos pais e mães levam os filhos pequenos ao dentista apenas quando surge algum problema visível ou quando a criança apresenta algum tipo de dor. Porém, visitas periódicas ao dentista são aconselháveis desde o surgimento dos primeiros dentinhos, inclusive para prevenir o surgimento de cáries e evitar que os dentes nasçam com algum problema.
Quando começar a escovar
O início da escovação deve acontecer com o surgimento do primeiro dente. É claro que os pequenos ainda não estão prontos para pasta de dente e escova, mas é possível fazer a limpeza com uma gaze no início e depois com uma dedeira com cerdas macias, desenhada especialmente para bebês.
A pasta
Quando a criança já tiver idade para escovar os dentinhos sozinha ou com a ajuda de um adulto, a melhor opção são as pastas infantis, que podem ser ingeridas e são mais docinhas. Assim, a criança começa a criar uma relação inicial com o processo de escovação e mantém os dentes limpos e saudáveis.
Fio dental
Não se esqueça de introduzir o fio dental desde cedo na vida da criança. Muitas vezes os adultos se esquecem que ele é tão necessário quanto a própria escova de dente, por penetrar e limpar lugares que a escova não alcança.