Quando vamos fazer viagens longas de carro, nos preparamos para a viagem normalmente, mas quando estamos com bebês, é preciso tomar alguns cuidados especiais para que a viagem seja agradável para os pais e, principalmente, para os bebês.
Abaixo damos algumas dicas de segurança e conforto que vão deixar a viagem mais gostosa para que todos possam aproveitar ao máximo essa experiência.
Segurança
Esse é o primeiro item e é um dos mais conhecidos. Não há como viajar com o bebê dentro de um carro se ele não tiver uma cadeirinha adequada ao seu peso e tamanho. Se o bebê estiver chorando ou for preciso amamentá-lo, não faça isso com o carro em movimento. Pare o carro em um posto de serviço, já que o acostamento também é perigoso.
Malas
Normalmente queremos levar tudo que for preciso para o lugar onde vamos, ainda mais quando estamos com um bebê, mas é perigoso sobrecarregar o carro com malas, principalmente se elas estiverem soltas. No caso de um acidente, essas malas podem ferir seriamente os passageiros. Também não é bom se apertar demais com malas no colo e nas pernas, pois você precisa se movimentar durante a viagem. Escolha o essencial e leve uma bolsinha com coisas úteis, como fraldas e troca de roupas para o bebê e para você (caso o bebê regurgite na sua roupa ou a suje de alguma outra maneira).
Alimentação
A hora de amamentar ou comer, se a criança já for maior, é muito importante e deve ser feita nos horários de sempre. Isso pode atrasar um pouco a viagem, mas é muito importante fazer essas paradas para a amamentação e alimentação, já que não é seguro alimentá-los com o carro em movimento, pois, além de estar fora da cadeirinha, o movimento do carro pode fazê-los engasgar ou enjoar.
Sol
Não se esqueça que o sol provavelmente vai entrar por algum dos lados do carro, portanto cubra as janelas com protetores de janelas e também tente proteger a pele do bebê com a fraldinha de pano ou protetores solares (se ele já tiver mais de 6 meses). Lembre-se que a pele dele é mais sensível que a sua.