O Método Montessori baseia-se principalmente em conseguir a autonomia da criança respeitando seu processo e oferecendo um ambiente adaptado e preparado para que a criança possa alcançá-lo.
A remoção da fralda do bebê é um desafio para muitos pais, no entanto, a maioria das crianças se adaptam sem problemas após um período de treinamento, desde que a criança esteja pronta para essa fase.
Crédito/Imagem
Como remover a fralda para bebês? Quais métodos funcionam? Existem muitas teorias e truques, mas entre todos, temos algumas dicas baseada na filosofia Montessori.
Método Montessori
Não depende da idade:
De acordo com muitas teorias, quando a criança faz 2 anos, a mamãe tem que começar a remover a fralda, mas a filosofia Montessori diz que o momento ideal é quando a criança mostra interesse em deixar a fralda, dependendo apenas da sua maturidade fisiológica. Não é algo que é aprendido, é algo que é alcançado quando se está preparado.
Não depende da estação do ano:
Embora no verão seja mais fácil retirar a fralda porque a criança usa menos roupa, é preferível fazer a retirada da fralda na estação do ano em que a criança esteja preparada, mesmo que seja durante o inverno.
Não force a criança:
Em vez de forçar a criança a sentar no vaso sanitário, como se fosse um castigo, não é recomendável, o melhor é ir perguntando se a criança precisa fazer xixi ou cocô, e ficar atenta aos sinais que a criança faz quando quer ir ao banheiro.
Não ofereça recompensa:
A criança deve ver que é um processo normal e quando ele consegue, a própria recompensa já é uma nova fase em seu desenvolvimento. Não é aconselhável oferecer mimos como brinquedos ou presentes para que ele consiga fazer o que é natural.
Não castigue ou repreenda:
Na aprendizagem, todos nós cometemos erros, com a criança não é diferente, até eles conseguirem alcançar o objetivo, em vez de repreendê-lo, deve-se minimizar a situação e ao mesmo motivar pois outro momento virá com certeza.
Não crie um desafio:
Não coloque a retirada da fralda como um desafio que será alcançado em poucos dias, algumas crianças levam dois dias e outras quinze. Não há métodos específicos que ajudem a alcançar em um tempo determinado.