A imitação é uma parte fundamental da forma como os humanos aprendem. Podemos adotar novas habilidades observando os outros: como amarrar cadarços ou segurar um lápis na escola. Ao longo da história, a capacidade de aprender através da imitação pode ter ajudado nossas espécies a prosperar.
Com seu bebê não é diferente, a partir de 18 meses, já começa a imitar tudo o que você faz ou tudo que ele vê. Esta é uma fase importante no desenvolvimento da personalidade do bebê. Após um período de observação, mais ou menos longa, seu filho começa a chamada fase do jogo simbólico. Ao ver cada gesto seu ele tentará reproduzir com você ou com seus brinquedos.
Ao observar o ambiente em que vive com muita atenção começa a aprendizagem. Em primeiro lugar, ele copia os gestos que estão ao seu redor, como se vestir, se alimentar, se lavar, imitando a maneira como você faz as atividades, tentando fazer exatamente da mesma maneira.
Seu filho está fazendo experimentos para verificar se ele entendeu o que viu. E é através da imitação que ele irá assimilar todas as situações. Nada é trivial, seu pequeno vai gradualmente se direcionando para uma compreensão cada vez mais ampla do mundo, desde atos concretos até ideias abstratas.
Imitar ajuda o bebê a encontrar sua própria identidade, um pouco mais tarde, aos 3 anos, a percepção muda: ele entende que pode estar na iniciativa das ações e escolhas, assim surgem os primeiros caprichos, começando a compreender perfeitamente quem ele é.
Crédito/Imagem: Pinterest