Durante o verão, deve-se levar em consideração uma série de precauções para não correr riscos desnecessários. O excesso de calor pode causar tonturas, inchaço das pernas, dificuldades para dormir… É necessário se preocupar com as refeições, garantir uma hidratação adequada e em viagens no exterior não se expor a situações perigosas, viajando para lugares que contam com a cobertura do plano de saúde. São cuidados básicos para garantir o cuidado da gestante no verão.
Excesso de calor
Tontura: O calor provoca vasodilatação, e isso pode aumentar o risco de tonturas. O maior perigo de que a mulher grávida desmaie é machucar-se quando cair. Para evitar tonturas, descanse assim que perceber os primeiros sintomas e levante lentamente quando estiver deitada ou sentada. É comum que, durante a gravidez, o suor aumente, o que pode se intensificar durante os meses de verão. Não é um sintoma perigoso, mas é incômodo. Para lutar contra isso, tente ficar em lugares com climas agradáveis, hidratar-se bem e usar roupas soltas de tecidos naturais.
Dormir com calor
Durante o verão, é comum que altas temperaturas e ondas de calor tornem o sono impossível. O ar condicionado e o ventilador são essenciais nas noites de verão. As noites de calor intenso são um obstáculo para dormir. Além disso, à medida que a gravidez avança, e a dificuldade de dormir aumente, a insônia pode aparecer, já que o alto volume do intestino a impede de descansar. Tanto no verão como em outras estações, a mulher grávida deve dormir no lado esquerdo para evitar a compressão da veia cava (virada para cima e do lado direito é comprimida, causando tonturas e desconforto). Para dormir melhor, é aconselhável colocar um travesseiro entre as pernas.
Inchaço das pernas
O calor provoca vasodilatação e isso resulta em inchaço e peso das pernas e dos pés. Para combater, não se deve ficar por muito tempo sem movimento, embora seja bom ter as pernas erguidas, alternando esses momentos com caminhadas a um ritmo moderado. A escolha dos sapatos também deve ser cuidadosa, levando em consideração que o pé pode aumentar um tamanho durante a gravidez.
Hidratação
A mulher grávida deve procurar uma hidratação adequada durante o verão. Deve beber um pouco mais de líquidos do que as outras pessoas. Uma quantidade adequada seria de 2,5 litros de água, sendo que parte desse líquido venha ao ingerir os alimentos É importante que não espere ter sede para se hidratar. Você deve beber regularmente durante o dia, pois isso ajuda a prevenir infecções do trato urinário, e também protege contra tonturas e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, mantendo-a bem hidratada. O líquido na gravidez é a água, é muito mais saudável do que outras bebidas, embora os sucos naturais de frutas também possam ser tomados se você não tiver diabetes gestacional e se não houver aumento de peso excessivo.
Cuidado com as refeições
Durante o verão geralmente as refeições são mais leves, como saladas e frutas, procure comer alimentos de todos os grupos, pelo menos, duas porções de cereais integrais, cinco porções de verduras, quatro porções de frutas e três porções de proteínas ( tanto animais e vegetais) e também três porções de produtos lácteos (leite, iogurte, queijo) diariamente. Retire da sua dieta a comida fast food, assim como doces, que geralmente não possuem valor nutricional e apenas fornecem calorias vazias que ajudam no ganho de peso.
Crédito/Imagem: Pinterest