O bebê começa a chorar e a mamãe não sabe o porque, ela já verificou se o bebê está com fome, se está com sono, se está seco, é um choro incontrolável, e mesmo com todas as opções descartadas, se o choro ainda continuar a probabilidade é grande de ser cólica. Veja algumas dicas para tranquilizar o bebê!
Causas da Cólica
A cólica atinge quase a metade dos bebês saudáveis. Não é nenhuma doença nem representa nenhum mal de longo prazo. O sistema digestivo do bebê ainda está em desenvolvimento, o que causa o desconforto e consequentemente o choro. A cólica pode ser um sinal de várias situações, como ingestão de ar no momento da amamentação ou mamadeira, consumo de alimentos que produzem muitos gases ou devido à intolerância a qualquer alimento ou componente.
Como tratar a cólica
– Massageie a barriga do bebê com movimentos circulares, no sentido horário, usando óleo infantil ou hidratante;
– Aqueça o abdômen com uma bolsa térmica, o calor ajuda a vasodilatação, auxilia o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura e ameniza o desconforto abdominal do bebê;
– Faça movimentos de bicicleta com as pernas do bebê;
– Faça o bebê arrotar depois de cada mamada;
– Dê um banho morno ao bebê;
– Os bebês gostam de ser abraçados e carregados, e esse contato direto acalma o bebê;
– Mantenha o bebê em um ambiente tranquilo e relaxante;
O importante é tentar descobrir qual maneira o bebê se sente melhor. Mas será necessário ter muita paciência e, mesmo diante da frustração diante do choro, não esquecer que você está fazendo um ótimo trabalho dedicando esse tempo ao seu filho. E caso os sintomas mudem ou piorem, consultar o médico pediatra é primordial.
Veja Também:
Os benefícios da massagem para o bebê