O verão está chegando e neste momento a delicada pele do bebê merece toda a atenção, especialmente nesta estação, quando a umidade e o calor podem afetar o equilíbrio. A pele do bebê é uma área do corpo extremamente sensível, que se cuidarmos na infância, irá ajudar a evitar problemas no futuro.
Protetor solar é o básico do cuidado da pele no verão, especialmente em crianças cuja pele é mais sensível à luz solar. Evite subestimar a luz solar. A pele do seu bebê é mais sensível e pode queimar em apenas 10 a 15 minutos sob o sol. Os raios solares deixam marcas na pele e podem causar doenças graves a longo prazo. A pele tem memória, portanto, o protetor solar é imprescindível antes da exposição ao ar livre, não só no sol, mas também na sombra.
O fator de proteção solar (FPS) para usar em crianças (acima de 6 meses) é uma dúvida freqüente entre os pais. O FPS indicado para a criança é sempre acima de 30, se a pele for muito clara, prefira acima de 40. Crianças com pele escura têm mais melanina para absorver os raios UV e se protegerem do sol, portanto, um fator de proteção de 20 pode ser suficiente, e para crianças ruivas com tendência a ter sardas, deve ser com um fator de Proteção 40 ou 50. Não se esqueça de usar protetor solar em dias nublados. Os raios ultravioleta penetram na pele mesmo quando o sol não está brilhando ou quando a temperatura é menos quente.
Sempre que possível, passe o protetor em casa, seja generosa ao aplicar, meia hora antes da exposição ao sol para dar tempo para absorver e certifique-se de que não haja áreas que não foram aplicadas, aquelas que geralmente esquecemos como nas orelhas, no pescoço, na superfície dos pés e até mesmo na cabeça, se seu bebê tiver pouco cabelo. E reaplicar a cada duas horas.
Prefira tomar banho de sol com seu bebê entre as 8 e as 10 da manhã para aproveitar os benefícios dos raios solares. Não o exponha entre as 10 da manhã e as 3 da tarde. Vista seu bebê com roupas leves. E lembre-se de que bebês menores de 6 meses devem permanecer na sombra quando estiverem ao ar livre.
Crédito/Imagem: Pinterest