A chegada de um novo membro da família está ligada a várias experiências e preparativos para garantir o máximo de conforto ao recém-nascido. As tendências atuais são direcionadas para o desenvolvimento de um quarto que prioriza o respeito pelo pequeno
– um quarto Montessoriano. Concentrada inteiramente na criança, este conceito de desenvolvimento é inspirado por uma tendência pedagógica que defende a independência e o aprendizado através da experiência.No estilo montessoriano o quarto da criança cresce junto com suas necessidades.
Geralmente o berço não tem espaço em um quarto Montessoriano. Limita o movimento e, consequentemente, restringe a criança de decisões independentes. Por esta razão, sugerimos a cama no nível do solo, a cama baixa facilita a saída, permite com que a criança possa subir e descer sozinha, sem perigo, promovendo a liberdade de movimento. Apesar de estar muito próxima ao chão, o modelo de cama possui painéis de proteção para que o colchão não fique em contato direto com o piso. A ideia é criar um ambiente em que tudo esteja ao alcance das crianças e permita a livre expressão de suas capacidades através de um ambiente rico e estimulante.
As crianças são guiadas pela curiosidade e devem ser deixadas para fazer suas próprias escolhas. O espaço deve ser organizado de forma a despertar o interesse na criança. Então, pense em espaços de armazenamento que mostrem os brinquedos da criança, opte por móveis abertos e por brinquedos coloridos que chamam a atenção e provocam a imaginação. O Nicho Montessoriano permite que a criança tenha fácil acesso aos seus brinquedos e gera autonomia para que ela própria os organize da forma que preferir e desde pequena torne-se responsável em guardá-los após a brincadeira.
Dê a sua criança a capacidade de se mover facilmente; deixe o espaço livre de qualquer objeto inútil para permitir que a criança explore seu ambiente em liberdade. A barra na parede será útil para ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais, permitindo que a criança dê os primeiros passos em direção a suas ações autonômas.
A estante de livros também é um elemento típico do quarto Montessoriano. Os livros são importantes na vida da criança desde pequena para estimular o desenvolvimento e o raciocínio, além de divertir e ampliar horizontes. As prateleiras tornam o ambiente mais organizado e permite deixar os livros em uma altura adequada, na qual a própria criança consiga pegá-los e explorar o que é novo por conta própria, o que somará na autonomia e percepção de espaço ambiente.