A primeira forma de comunicação do bebê é a expressão, através do balbucio, sorrisos, lágrimas e outros sons, ele demonstra os sentimentos e as necessidades. Então, pouco a pouco, os bebês adquirem uma linguagem mais fluida, atingindo o domínio da comunicação verbal. Os pais são os principais e melhores estimuladores da linguagem do bebê.
Inicialmente, a linguagem surge através da imitação. As crianças imitam os movimentos e sons que seus pais fazem quando articulam as palavras. Nesse processo, a compreensão do que foi ouvido e do que é expresso também é importante. Para que o bebê sinta a necessidade de se comunicar com as pessoas ao seu redor, os exercícios a seguir podem ser colocados em prática como um jogo, desde a mais tenra idade.
1. Estimular os movimentos dos órgãos envolvidos na linguagem: Você pode usar recursos como: mandar beijos; assoprar com canudos na água, assobios, brincar com expressões faciais (riso, susto, choro, surpresa …); soar um sino ou qualquer instrumento de som e fazer com que a criança procure por ele. A criança imitará os movimentos realizados muito lentamente e ficará ciente dos órgãos que está treinando.
2.Use palavras curtas para abordar a criança. 1 ou 2 sílabas, como ‘ver’, ‘levar’ … quase sempre a mesma, em uma entonação clara e aumentando gradualmente o número de palavras para aumentar o vocabulário.
3. Use frases simples para facilitar sua compreensão. O uso das frases deve ser seguido por uma demonstração para que seja fácil o bebê identificar seu conteúdo. Portanto, elas devem ser curtas, simples e associadas a ações como ‘mamãe beija o bebê’, ‘bebê bebe leite’, etc.
4. Músicas, histórias – De 2 a 3 anos, as crianças podem aprender versos, músicas e histórias bem curtas. Canções de ninar podem ajudá-los a melhorar a linguagem e a memória.
5. Respeite o tempo da criança e dê-lhe a oportunidade de falar. É muito importante que você converse com a criança respeitando seu ritmo, seu esforço, continue encorajando-o com elogios. Se a criança estiver errada, evite criticá-la.
No caso de você observar qualquer anomalia linguística ou um atraso na expressão oral de seu bebê, você deve ir para ao pediatra para que o problema seja diagnosticado e tratado.