Crianças que dormem bem são mais felizes e calmas, seu sistema imunológico melhora e elas se saem melhor no aprendizado. Para que seu filho durma as horas adequadas, e tenha um sono de qualidade, depende muito do ritual anterior feito na hora de dormir.
Há crianças que dormem mais e outras que dormem menos, mas em todo esse processo de descanso noturno das crianças os pais têm um papel importante.
1. Sentir-se seguro
Em primeiro lugar, é muito importante que as crianças se sintam seguras quando se trata de ficar sozinhas na privacidade de seu quarto. Muitas crianças têm medo do escuro , da solidão ou dos pesadelos. Não cometa o erro de ficar na cama até adormecer, porque este hábito se tornará uma dependência e não aprenderão a dormir por conta própria. O ideal é despedir-se deles com carinho, dar-lhes um abraço para que se sintam acompanhados e adormeçam sem a sua presença.
Para conseguir um ambiente seguro para a criança, é necessário verificar se a temperatura está adequada e diminuir a intensidade das luzes da sala. Se você tiver apenas uma lâmpada, é bom que você coloque pontos secundários de iluminação suave e aconchegante. Além disso, o silêncio é fundamental.
2. Estar confortável na cama
O momento de ir para a cama, todos os detalhes são importantes: lençóis limpos com cheiro de amaciante, pijama sem costuras e feito de um tecido que não os deixa muito quentes ou frios, um travesseiro adequado …
Além disso, você pode aromatizar o ambiente com um spray com perfume de lavanda que acalma e ajuda a relaxar os músculos e a adormecer . Há crianças que preferem que a luz entre pela janela pela manhã e outras que preferem que a cortina fique bem fechada. Pergunte como ela quer que você a deixe!
3. Manter horários e rotinas
É conveniente para as crianças irem para a cama na mesma hora todos os dias. Esse hábito o ajudará a criar uma rotina de sono . Por exemplo, primeiro eles escovam os dentes, vamos conversar um pouco sobre o que foi o melhor e o pior do dia, ler uma história para eles e finalmente deixá-los dormir sozinhos. Lembre-se de que as crianças devem dormir pelo menos onze horas até os cinco anos e dos nove a dez horas dos cinco aos 14 anos.
4. Pratique atividade física durante o dia
Para que as crianças durmam bem é imprescindível que durante o dia tenham feito algum tipo de atividade física para gastar suas energias. Aulas que incentivam esportes como futebol, dança, basquete, artes marciais ou natação são ideais para relaxar à noite.
Também é bom sair para passear à tarde ou brincar no parque com outras crianças, pois é assim que elas sintetizam a vitamina D , se movem e interagem com outras crianças. Mas lembre-se que a partir de um determinado horário da tarde é melhor relaxar e não se incomodar com exercícios físicos.
5. Reduza o tempo de uso de telas
Não permita que seus filhos usem telefones celulares, tablets ou assistam televisão antes de dormir. A luz azul que esses dispositivos projetam demonstrou inibir a produção de melatonina, o hormônio que os ajuda a relaxar. Além disso, pode interferir no seu crescimento e causar problemas de visão .
Além dos aparelhos, os conteúdos também afetam a qualidade do sono. Filmes de ação ou jogos de guerra podem criar ansiedade ou pesadelos. E cuidado! Muitas crianças estão conversando através das redes sociais ou mensagens instantâneas com seus amigos nas primeiras horas da manhã e correm o risco de ficarem insones.