Tudo o que incomoda o bebê, especialmente quando ele ainda não completou os seis meses de vida, sempre irá afetar as mamães. Infelizmente, os vírus existem, e, embora se tome todo o cuidado do mundo com o bebê, é quase impossível impedir que ele fique resfriado.
Não tem como mantê-los longe de tudo e de todos, por isso é sempre bom saber quais sinais podem indicar que o bebê está ficando resfriado.
Sintomas de resfriado do bebê
Resfriados são contagiosos, são causados por vírus que são transmitidos por contato direto com pessoas ou superfícies contaminadas. Se você tocar as mãos de uma pessoa que está com resfriado e, em seguida, tocar em sua boca ou nariz, você também pode pegar um resfriado e até transmitir para o bebê.
Os resfriados infelizmente fazem parte de nossas vidas. Podem ser acompanhados por espirros e tosse e dor de garganta. Às vezes, uma febre leve pode ocorrer. Se esses sintomas já são desconfortáveis e irritantes para os adultos, imagine o que isso pode significar para bebês que ainda não sabem falar para explicar o que sentem, não conseguem se livrar da coriza pelo nariz.
Principais sintomas de resfriado
- Os bebês perdem o apetite. Recusando até bebida láctea.
- Ficam mais irritados e enfraquecidos.
- Começam a espirrar e tossir com frequência.
- Os bebês começam a ter dificuldade em dormir.
- Congestão nasal e dificuldade para respirar.
- O bebê têm febre, temperatura de mais de 38ºC
Lembre-se de que apenas o médico pode indicar o remédio correto para o bebê. Em casa, tudo o que se pode fazer para diminuir o desconforto do resfriado é tentar deixar o bebê em uma posição mais ereta para aliviar a congestão nasal. Além de ser paciente e cobri-los de carinho e atenção, pois logo o resfriado passará.