Uma dúvida comum entre mamães e papais, especialmente os de primeira viagem, é a respeito de quais são as roupas do bebê que devem ser usadas em cada temperatura. Ainda que os recém-nascidos sintam mais frio, principalmente nos pézinhos e nas mãozinhas, é preciso ter alguns cuidados para que eles fiquem confortáveis.
Quer entender melhor como usar as roupas certas no seu bebê de acordo com a temperatura? Acompanhe no blog de hoje.
Primeiro passo: entenda se seu bebê está com frio ou calor
Quando o bebê está com calor, ele pode começar a suar, principalmente nas regiões da testa e pescoço. Além disso, as bochechas costumam ficar mais coradinhas.
Agora, caso o bebê esteja com frio, sua boca pode ficar em um tom arroxeado. Você pode verificar também a temperatura da barriguinha do seu filho, pois essa região costuma ser um pouco mais fria do que as outras. Então, caso esteja muito gelada, pode ser um indicador de que a criança está com frio.
Dicas para usar as roupas do bebê de acordo com cada temperatura
Além de entender os sinais da temperatura corporal do bebê, outro passo importante para escolher o look certo é conferir a previsão do tempo da sua cidade ou do local para o qual está indo viajar.
Depois de ter acesso às temperaturas mínimas e máximas do lugar, você já está pronta para organizar as roupinhas que seu pequeno irá usar.
A seguir, separamos uma lista de como vestir o bebê de acordo com cada faixa de temperatura:
- 16ºC ou temperaturas inferiores: lembre-se da regrinha: quanto mais frio, mais roupas são necessárias para manter o bebê aquecido e protegido. Um acessório indispensável nesse contexto, é o casaco. Nesse caso, é preciso que o bebê vista body de manga longa, meias, toucas, calças de moletom ou flanela e casacos bem quentinhos;
- Entre 17ºC e 20ºC/21ºC: é possível colocar um body curto e uma blusa mais quente por cima, com calças de materiais que são confortáveis, ao mesmo tempo aquecem e sejam apropriados para pele do bebê;
- 22ºC a 24º: um body de manga curta com um casaquinho ou um cueiropara cobrir o bebê, já são suficientes para quando a temperatura começar a esquentar;
- 24º e 25º C: camisetas ou body de mangas curtinhas junto a shorts já são peças suficientes para manter a criança confortável;
- Acima de 26ºC: quando o calor chega de verdade, dentro de casa, você pode manter seu filho apenas de fralda. Caso queira colocar uma roupinha mais confortável, invista em bodys de mangas curtas ou sem mangas e shorts confeccionados em tecidos leves.
Para te ajudar a lembrar, preparamos esta imagem:
Cuidados para prestar atenção ao vestir o bebê
A temperatura externa não é o único fator que pode interferir no bem-estar do bebê, pois, a própria criança consegue dar sinais de que aquela roupa está confortável para ela ou não. Alguns desses sinais são:
- Extremidades muito frias ou quentes;
- O bebê está mais inquieto do que de costume;
- Observe se o bebê começou a suar e seus bochechas estão vermelhas;
- Preste atenção na composição do material para evitar irritações na pele do seu filho.
Você gostou das nossas dicas sobre quais roupas do bebê usar em cada temperatura?
Se você gostou do nosso conteúdo sobre como usar as roupas do bebê e vesti-lo de acordo com a temperatura, continue acompanhando o nosso blog, Aqui você encontra diversas dicas sobre enxoval, decoração e, claro, cuidados com os pequenos.
E, para ficar por dentro de todas as novidades da Baby Enxoval, nos siga no instagram. Tudo para seu bebê e você!