Pequenas mudanças podem ser feitas para melhorar o desenvolvimento da criança de acordo com os princípios do método Montessori. Não é um método estritamente falando, mas uma filosofia observada pelo adulto em relação à criança.
Tudo o que promove a autonomia da criança e que ajuda no desenvolvimento do espírito de iniciativa, ou seja, o espírito montessori.
Como adaptar seu interior à pedagogia montessori?
No quarto da criança
Maria Montessori incentiva os pais a modificar a organização do quarto da criança para facilitar a liberdade e a independência desde tenra idade. A atmosfera refinada é para promover a segurança da criança e sua criatividade. Se você decidir instalar pinturas ou espelhos, eles devem estar na altura da criança. A sala “perfeita” de Montessori inclui 4 áreas muito distintas:
– A área de dormir
Quando o bebê passa do berço para a cama, o ideal é que fique o mais próximo possível do chão, para que possa ir para a cama e se levantar sozinho.
– Área de atividade
Evite brinquedos em todos os lugares e amontoados. O que se pode ter são prateleiras ou sacos de armazenamento, que a criança pode alcançar com facilidade, para que ocorra uma rotação no uso dos brinquedos. Alguns brinquedos estarão no saco organizador e outros nas prateleiras.
– A área de troca
Os pais podem montar uma pequena arara, para que a criança mesma escolha suas roupas, a partir dos 2 anos. É aconselhável organizar as roupas por tipo: camisetas, calças, acessórios. Seu filho vai adorar se vestir sozinho!
– A área de leitura
Se o seu espaço permitir, é uma ótima idéia fornecer um pequeno “canto” da biblioteca com uma poltrona adaptada ao tamanho da criança. É melhor colocar os livros na frente para que ele veja a capa e queira pegá-los, mesmo que isso signifique oferecer menos e trocá-los com mais frequência.
No banheiro
Aqui está um momento importante no desenvolvimento da criança. Assim que começa a ganhar autonomia, a criança mostra um grande interesse e uma grande motivação para se lavar sozinha. O banheiro deve reservar um espaço onde a criança possa, sozinha, aprender a lavar as mãos, o rosto e escovar os dentes. Para a instalação, os pais podem optar por uma bacia como pia ou usar um banquinho para a criança alcançar a pia.
Na cozinha
Pode ser interessante colocar em um armário ou prateleira, na altura das crianças, suas coisas, como um copo de plástico, talheres adequados e seu prato, que ele pode armazenar sozinho. Além disso, você também pode investir em uma etapa, que permitirá que seu filho observe as tarefas de cozinhar ou até mesmo participar com você.
Montessori ou não, mas você deve remover todos os utensílios e produtos perigosos do alcance das crianças.
Na sala de estar
É importante que haja móveis na altura da criança. A mesa de jantar, por exemplo, é perfeitamente adequada para ele participar da vida familiar.