A água é benéfica para os bebês porque fornece um ambiente previamente conhecido por eles, no qual eles podem desenvolver diferentes capacidades. Antes do nascimento, o líquido amniótico é o ambiente natural no qual o feto é encontrado, e é por isso que a água é benéfica para os bebês de várias maneiras. Levar o bebê para a piscina os ajuda em termos de desenvolvimento afetivo e recreacional e é um excelente estimulante.
Bebê aprendendo a nadar
Embora os bebês não possam aprender a nadar antes dos 4 ou 5 anos de idade, os benefícios que podem obter antes dessa idade são muitos. A primeira razão pela qual a água é benéfica para bebês é a influência que ela tem no desenvolvimento psicomotor da criança; Enquanto eles ainda não conseguem andar, estar na água permite que eles se movam, ajudando-os a conseguir uma melhor coordenação motora, o que será útil para o seu desenvolvimento.
Além disso, a água é benéfica porque os ajuda a desenvolver seu sistema imunológico e fortalecer o sistema respiratório graças à alta atividade cardiovascular. Essa atividade também ajuda a aprender a relaxar e se sentir mais seguro, aprendendo a brincar e evitando o medo futuro da água.
Estimulação precoce do bebê
Levar os bebês para a piscina também os ajuda a desenvolver a capacidade de virar de costas, e também aprender a flutuar para o caso de caírem na água. Outra excelente razão pela qual a água é benéfica para os bebês é que ela ajuda a fortalecer a relação entre o bebê e seus pais, pois ajuda a compreensão mútua.
O bebê ao interagir com outras crianças, aprende a dividir o ambiente, adquirindo uma maior confiança na comunicação pessoal e de grupo através da interação com os amiguinhos, pais e instrutores. Portanto, levar o bebê para a piscina é uma das melhores atividades para fazer com o seu bebê, para fortalecer suas capacidades e habilidades psicomotoras, intelectual e criativa.