Cortar as unhas de um bebê é o cuidado básico mais assustador que você enfrentará; mas não se preocupe. Aqui você encontrará todas as informações que precisa saber para fazê-lo com confiança e sem medo.
A maioria dos pediatras recomenda não tocar as unhas do bebê durante pelo menos o primeiro mês, pois os dedos e as unhas são tão pequenos que é fácil machucá-los. Como as unhas também são muito finas e afiadas, o bebê podem arranhar o rosto se as unhas não forem bem cortadas. Para evitar isso, recomenda-se o uso de luvas nas mãos.
No entanto, muitos médicos dizem que não há nenhum problema em cortar as unhas de um recém nascido. A decisão sempre dependerá de você. Em qualquer caso, no momento em que você decidir cortar, as recomendações gerais são as seguintes.
O instrumento indicado para as unhas do bebê
As tesouras de ponta redonda que são feitas especialmente para esta tarefa, são as mais recomendadas e geralmente estão incluídas em muitos dos kits de higiene para bebês recém nascidos.
O momento ideal para cortar as unhas do bebê
Muitos recomendam que seja feito quando o bebê está dormindo. Isso, no entanto, às vezes é impossível porque alguns bebês são muito sensíveis e acordam quando sentem que seus dedos estão sendo manipulados.
O melhor é aguardar um momento em que o bebê está relaxado, por exemplo, depois do banho, quando as unhas também estão mais suaves.
Crédito/Imagem: (jjustas/Thinkstock/Getty Images)