Dentes de leite geralmente aparecem em torno de 5 a 6 meses, às vezes antes, às vezes depois: cada criança segue seu próprio ritmo. Mas como os dentes do bebê crescem e em que ordem? Geralmente é fácil detectar a chegada dos primeiros dentes em um bebê: noites agitadas, bochechas vermelhas, irritabilidade, hipersalivação, às vezes febre.
O aparecimento do primeiro dente de leite
A chegada dos primeiros dentes de leite, também chamados de dentes temporários, é um grande momento na vida de um bebê. Variável de uma criança para outra, a data de surgimento é geralmente em torno dos 6 meses de idade . A ordem de nascimento dos dentinhos também variam de acordo com as crianças: em alguns, os primeiros dentes crescem de 4 ou 5 meses, enquanto em outros, eles emergem em torno de 8 ou 9 meses, às vezes até depois dos 12 meses de idade.
Os dentes do bebê crescem
Os dentes aparecem mais frequentemente em grupos de vários, isto é, empurrando. Vários meses podem separar duas erupções dentárias. Geralmente, estes são os incisivos que aparecem em primeiro lugar, entre os 6 e 12 meses, geralmente na seguinte ordem: os dois mais baixos dentes incisivos centrais e dois dentes incisivos centrais superiores, e os dois incisivos laterais superiores, 2 incisivos laterais e inferior.
O aparecimento de outros dentes de leite
Por volta de 1 ano, o empurrão dos dentes continua com o aparecimento dos últimos dentes: os primeiros 4 molares, que geralmente são seguidos pelos 4 caninos . Cerca de 2 anos, os últimos dentes aparecem: os 4 segundos molares. Em 2 anos, seu bebê terá os 20 dentinhos, perfeitos para aproveitar a vida ao máximo!
Um ano e ainda sem dentes de leite
A saída precoce ou tardia dos dentes não tem significado e até a idade de 1 ano, o fato de que seu bebê não ter dentes, não deve ser preocupante. Isso não traz um adiantamento ou um atraso. Por outro lado, a idade dos primeiros dentes é muitas vezes de natureza familiar. A partir de 1 ano, você pode consultar seu pediatra que verificará, através de um tratamento odontológico panorâmico, que a futura dentição está em bom estado ou se falta um dente de leite, que permanece raro. Neste caso, ele simplesmente monitorará a evolução da dentição da criança.