Quem acabou de descobrir que está grávida, entre as milhares de perguntas que faz a si mesma, a mais interessante pode ser: Quando a minha barriga vai aparecer? Toda barriga de grávida é linda! Uma barriga é uma bela indicação de que há uma vida crescendo dentro de você.
Na realidade a barriga não será notada em um tempo determinado; não acontece da mesma maneira para todas, nem na mesma semana da gestação. Embora a fluidez da natureza seja um dos principais fatores na determinação do aspecto físico da gravidez, há outros elementos que também contribuem para o aparecimento:
Gestações Anteriores
É possível que apareça antes em uma mãe que já teve bebês. Isto acontece devido a algo conhecido como memória muscular. Como o útero é um músculo que já se expandiu anteriormente, em gestações posteriores ele se alonga mais rápido e, como consequência, a barriga é notada mais cedo. Nas mães de primeira viagem é comum que a barriga seja notada a entre 12 e 16 semanas.
Posição do útero da grávida
O útero pode se mover diariamente, nem sempre está em uma posição fixa! Um útero antevertido, que é inclinado para frente, apontando para o umbigo, faz com que a barriga apareça mais cedo, enquanto um útero retrovertido, um que aponta para trás, influencia a barriga a demorar mais tempo a aparecer.
Constituição física
É possível que uma mulher magra seja notada a gravidez já no início, enquanto uma mãe com mais massa muscular seja notada mais tarde. Mulheres com a estatura menor também são serão notadas precocemente devido à distribuição do espaço.
Para as mulheres que são altas, a gravidez leva mais tempo para perceber, porque o útero tem espaço para se expandir para cima e não para fora. Por outro lado, ter músculos abdominais muito definidos pode fazer com que a gravidez demore um pouco mais para se tornar visível, enquanto mulheres com músculos abdominais mais fracos, a barriga é notada mais cedo porque o corpo se estica facilmente.
Veja Também:
ALIMENTOS FUNDAMENTAIS NA GRAVIDEZ