No último dia 04 de novembro teve início o horário de verão, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste. Os moradores dessas localidades tiveram que adiantar os relógios em uma hora, o que pode parecer pouco, mas as crianças, apesar de tudo ser novidade, podem se tornar impacientes a certas mudanças.
Adaptação ao Horário de Verão
As crianças ainda não são capazes de racionalizar o que está acontecendo e seu “relógio interno” continua a marcar o mesmo tempo que antes, o que significa acordar cedo ou não querer dormir à noite. Explicar a uma criança uma mudança no horário pode ser bastante complicado: eles associam os momentos do dia com a luz e a escuridão, e não com as horas do relógio.
A mudança de horário, portanto, pode causar uma alteração no ritmo de suas atividades diárias. Por exemplo, se for preciso que a criança tenha que acordar mais cedo, ela pode sentir que não teve o descanso necessário.
Não apenas nos horários dos cochilos, a mudança também se reflete nos horários das refeições. Eles podem não sentir fome no momento em que você quiser alimentá-lo, especialmente se for café da manhã ou almoço. A mudança de horário, também pode causar uma alteração no ritmo das atividades diárias da criança.
Rotinas são muito importantes em todas as pessoas, mas muito mais com os pequenos. A regularidade nos horários e que certos hábitos se repetem dão segurança e tranquilidade.
De acordo com estudos, mudanças no horário podem causar sensação de cansaço, alterações de humor, sonolência e falta de concentração. Por outro lado, há crianças que podem ficar mais inquietas, isto é, custará mais tempo do que o normal adormecer.
Principais Dicas
– Evite durante os primeiros dias do horário de verão as sonecas da tarde;
– Desligue a mídia eletronica meia hora antes da criança dormir;
– Aumente o tempo total de sono em 15 a 30 minutos para garantir que a criança tenha um descanso de boa qualidade;
– Entenda que a adaptação pode não ser imediata e que a criança talvez fique irritada por alguns dias.
Há pequenos que podem se adaptar mais facilmente a essas mudanças, mas alguns podem levar dias e até semanas para voltar ao ritmo de seus horários e atividades de sono. Tanto eles quanto você precisarão ter um pouco de paciência. À medida que crescem, essa mudança será mais fácil de lidar.