Como os bebês crescem no primeiro ano de vida? Que coisas novas eles podem fazer mês após mês? Acompanhe as principais etapas do desenvolvimento do bebê; desde o nascimento até seu aniversário, desenvolvendo gradualmente a cada mês!
A evolução dos bebês no primeiro ano de vida é muito grande. Em um ano, a partir do momento em que a criança acorda, ela experimenta diversos sentimentos e faz um grande progresso no movimento mental.
No primeiro ano, as crianças aprenderão a construir relacionamentos com as pessoas ao seu redor. Vai começar a ter domínio de seu seu corpo, de seus movimentos, e de se comunicar através da sons e dizer suas primeiras palavras.
Como os bebês crescem no primeiro ano de vida?
Detalharemos o que as crianças podem fazer durante os primeiros meses do ano. Você não precisa se preocupar com seu filho não fazer tudo de acordo com o conteúdo da lista, pois cada criança é diferente e tem seu próprio ritmo. As crianças sempre alcançarão esses objetivos, mais cedo ou mais tarde. Portanto, se você não fizer isso em um determinado mês, com certeza o fará no futuro!
O primeiro mês
Ele chora quando estava com fome, molha as fraldas ou precisa dos braços de sua mãe ou pai. Durante este mês, os bebês movem seus olhos para procurar luz e respondem a sons altos esticando suas pernas e braços. Exibe movimentos involuntários (reflexos), suga tudo o que estiver perto da boca.
Segundo mês
Os bebês começam a sorrir quando enfrentam estímulos externos, como ver um rosto familiar. Ele pode começar a chupar os dedos.
Terceiro mês
Ele se interessa muito por estimulação visual, principalmente por cores brilhantes. Mostra grande interesse no que estava acontecendo ao seu redor e começou a se virar na direção do som.
Quarto mês
O bebê começou a segurar a cabeça sozinho, prestando atenção nas mãos. Quando ele segura um chocalho ou qualquer outro objeto, ele o sacude. Começa a rir da maneira usual e é atraído pelas pessoas (rosto sorridente para ele).
Quinto mês
Em algumas crianças, o primeiro dente começa a aparecer. Ele começa a se virar e agarrar seus pés, e também começa a distinguir cores.
Sexto mês
O bebé já rola nas duas direções, rasteja e senta-se com ajuda. Tem interesse sobre brinquedos coloridos, com textura e sons.
Sétimo mês
O bebê já consegue se sentar sem ajuda de ninguém,tem maior agilidade de mão e toca ou manuseia tudo,começa a pronunciar sílabas. Durante esta fase, o aprendizado é muito mais rápido.
Oitavo mês
Ele começa a ter medo de estranhos e pode até começar a chorar.
Se ele estiver deitado, pode rolar sozinho e gosta muito de brincar no chão.
Nono mês
Ele gosta de pegar seus brinquedos e jogá-los ao redor para experimentar.
Pode permanecer sentado sem necessidade de ser segurado durante 15 minutos.
Algumas crianças começam a engatinhar durante este mês e outras ainda não o fazem: isso é perfeitamente normal.
Décimo mês
Ele começa a dizer palavras e as usa muito corretamente; ele entende o significado de palavras como ” dê-me “, ” mais”, “não”.
Os bebês podem começar a andar por conta própria com a ajuda de móveis ou segurando-se em um adulto. Ele não deve ser forçado a andar se não o fizer sozinho.
Décimo Primeiro mês
Ele começou a falar palavras e as usou muito corretamente. Ele entende o significado de palavras como “dê-me”, “mais” e “não”. Os bebês podem começar a andar sozinhos ou abraçar os adultos com a ajuda de móveis. Se ele não for sozinho, não deve ser forçado a ir.
Um ano
Se ele não rastejou de quatro, depois de um ano pode começar a dar os primeiros passos . Se ele rastejou de quatro, pode começar a andar ereto um pouco mais tarde, pode se levantar e sentar se estiver de pé e se sentir cansado, usa o polegar e o indicador para pegar pequenos objetos. Agarra tudo o que encontrar no seu caminho: é quando devemos evitar colocar objetos perigosos ao nosso alcance ou objetos que não queremos destruir.
Sobre a evolução dos bebês no primeiro ano de vida
Acabamos de ver o estágio de crescimento do primeiro ano do bebê. Isso não significa que todas as crianças passam por esses estágios ao mesmo tempo ou na mesma proporção. Algumas coisas podem aparecer um mês atrás ou um mês depois: isso é completamente normal.