O sono do bebê é algo que pode levar os pais ao desespero, pode haver 1001 razões para que o bebê não durma, mas felizmente existem soluções. Muitas vezes existe uma dívida de sono, o bebê acorda muito cedo ou desperta várias vezes a noite, privando o bebê de sono para o descanso.
Tente prolongar os períodos de tempo na cama, especialmente ao pôr-do-sol, para manter um ritmo regular de cochilos e refeições, para permitir que o seu filho, pelo menos, tire uma soneca do início da tarde, e estabelecendo uma rotina de 3 etapas (higiene, relaxamento e carinho) para colocar seu filho nas melhores condições para o sono.
Por volta dos 4 meses, a estrutura do sono muda: pequenos momentos acordado transformam-se em períodos reais de vigília, que exigem que a criança seja autônoma para poder voltar a dormir. Cerca de 8 a 9 meses é o momento da ansiedade da separação, e pode ser difícil para os pais irem para a cama. O inicio do andar ou da linguagem também pode perturbar o sono do seu filho.
Se o seu bebê está em um desses momentos, não há muito o que fazer a não ser tranquilizá-lo, especialmente através de uma boa rotina para facilitar a separação e a irritação. Tenha cuidado para não criar associações impróprias que tornem seu filho dependente de alguém ou algo para adormecer e voltar a dormir.
O que pode atrapalhar o sono do bebê
Para algumas crianças, a fase dentária é muito dolorosa! E à noite, muitas vezes a dor pode ser acentuada pelo fato de que ele está deitado. Colocar um travesseiro sob o colchão para levantar a cabeça e aliviar a dor, pode ajudar a confortá-lo.
Nos primeiros meses do bebê, cólica infantil pode ser um problema. Mais tarde, o que é colocado no seu prato no jantar pode influenciar a qualidade do sono. Para cólica, uma pequena massagem antes de dormir pode aliviá-lo. Mais tarde, tome cuidado com o lanche após o término da refeição, pois isso prolongará e complicará o ciclo digestivo!