Como a pele dos bebês é muito sensível, é necessário ter uma série de cuidados para evitar irritações e alergias. Um desses cuidados é lavar de maneira correta todos os itens que terão contato direto com o bebê, como as roupinhas e também as peças de cama e banho.
Se você ainda possui dúvidas de como higienizar corretamente esses itens, confira, abaixo, as dicas que separamos!
É realmente necessário lavar tudo?
Como as roupas recém compradas aparentam estar cheirosas e até mesmo passadas, muitas pessoas questionam a necessidade de lavá-las. Entretanto, apesar da aparência limpa, as roupinhas e outros itens do enxoval passaram por diversas mãos e diversos processos, desde a fabricação até o transporte para a loja. Por conta disso, é necessário higienizá-las antes que o bebê chegue.
Se você não quiser lavar todos os itens de uma vez, lave ao menos as roupas de recém nascido e os itens de banho e cama, como lençol, manta e toalha.
Quando começar a lavar?
Como são diversos itens e a rotina das mamães é muito agitada, o ideal é começar a lavar as roupas no sétimo ou oitavo mês da gestação. Durante a 30ª e a 32ª semana é um período tranquilo, pois você possui tempo suficiente para higienizar todas as peças antes da chegada no bebê.
Quais produtos usar?
No momento de escolher o produto, evite usar o sabão em pó comum, alvejantes e amaciantes que possuam água sanitária ou cloro e suas composições. Prefira os produtos com linhas específicas para a lavagem de roupas de bebê ou use o sabão de coco (líquido ou em barra).
Lavar na mão ou na máquina?
Essa é uma escolha pessoal, que dependerá do seu estilo de vida, do tempo disponível, etc. Muitas mães optam por lavar à mão, por acreditarem que a máquina pode danificar as peças. Entretanto, também é possível fazer a lavagem em ciclos suaves, em sacos protetores, sem agredir as roupinhas.
Dicas gerais para lavar as roupinhas e os enxovais
Lave as roupinhas de bebê separadas das roupas dos adultos – na lavagem, não misture os itens do bebê com as demais roupas. Isso evita a contaminação de bactérias e outros germes que, muitas vezes, podem estar presentes nas roupas dos adultos.
Separe baldes exclusivos para para as roupinhas do bebê – dessa forma, você evita que os itens absorvam resíduos de produtos químicos de lavagens anteriores. Comprar baldes de cores diferentes facilita a identificação. Mesmo que você lave as roupas na máquina, é importante ter baldes para deixar alguns itens de molho, quando necessário.
Leia atentamente as instruções de lavagem na etiqueta da peça – algumas roupas necessitam de cuidados especiais, como secagem na sombra e lavagem à mão. Portanto, leia as instruções para evitar danos à peça.
Separe as roupas brancas das coloridas – assim como nas roupas para adultos, é importante separar as peças para evitar manchas.