Chega a hora de comer e a sala de jantar se torna um campo de batalha. De um lado, o pai com o garfo cheio de legumes frescos e o outro o pequeno com uma boca firmemente fechada, quem vencerá a luta? Se você não quer que aconteça com você, aqui estão algumas dicas para que seu filho coma mais frutas, legumes e verduras.
- Dê pequenas porções de comida
A criança decide repetir e isso reforça seu sentimento de “eu”, algo muito importante nesta fase em que ela precisa fortalecer sua personalidade. Muitos embates entre pais e filhos são devido a isso: a mãe (ou o pai) quer impor seu critério e a criança o dela. É uma luta perdida e a comida se torna um campo de batalha. Você deve ter em mente que é muito importante não entrar nesta luta.
- Seja criativo com as receitas
A comida divertida é uma das formas mais fáceis de fazer seus filhos comerem alimentos saudáveis. Você pode aproveitar a inclinação natural das crianças para brincar e usá-lo. Ao projetar as refeições escolha uma mistura de vegetais de diversas cores, você poderá encaixar todas as cores do arco-íris em opções saudáveis ao longo do dia do seu filho. Você também pode aproveitar esta oportunidade para incluir alguns probióticos (micro organismos vivos) nas refeições. Os probióticos para bebês os ajudarão a absorver melhor essas vitaminas e sais minerais, melhorar sua digestão e fortalecer seu sistema imunológico.
- Permita que seu filho ajude
O envolvimento de seus filhos nas atividades de preparação de alimentos não só os tornará mais interessados no que eles comem, mas também fortalecerão seu desenvolvimento infantil. Há muitas maneiras de iniciá-los na ação. Permitir que ajudem a fazer compras ou cozinhar, expõem seu filho a uma variedade de experiências básicas de vida diária. Eles também terão oportunidades para desenvolver suas habilidades de resolução de problemas e comunicação, explorarão seus ambientes e aumentarão a confiança.
- Seja um bom exemplo
O velho ditado “liderado pelo exemplo” é útil quando você está tentando fazer com que seus filhos consumam mais produtos. O modelo que eles procuram é você, seus pais.
Você pode dar um bom exemplo em muitas maneiras pequenas, mas eficazes. Coloque uma grande quantidade de frutas e vegetais em seu próprio prato durante as refeições, faça um lanche com itens saudáveis, como maçãs, nozes ou cenouras, e evite os corredores de “comida lixo” quando você faz compras. A maneira mais eficaz de influenciar o comportamento alimentar de seus filhos é comer saudável você mesmo. Pratique o que você prega, e seus filhos seguirão seu exemplo naturalmente.
- Comer como família
Na vida moderna, começamos a perder a tradição de comer as refeições junto com a família. Mas estudos mostram que fazer as refeições com os familiares está associada a consumir mais frutas e vegetais, e alimentos com um baixo índice glicêmico.
Embora a causa exata dessa associação não esteja explicitamente descrita, é provável que isso seja resultado de refeições caseiras geralmente mais saudáveis do que fast food ou opções de restaurantes. Além disso, comer juntos é a melhor oportunidade para os pais mostrar opções de alimentação saudável. Mesmo que os horários de sua família estejam ocupados e irregulares, tente reunir todos para uma refeição algumas vezes por semana.
Quando você escolhe alimentos que promovem a saúde, você vai estabelecer bons hábitos alimentares na criança que durará o resto da vida.