Ter mais de dois filhos em casa, é saber que terão discussões intermináveis; no carro, quanto ao lugar, na hora das refeições, por brinquedos e etc. No entanto, os pais devem promover um bom relacionamento entre os pequenos, consolidar um relacionamento a partir desta fase para conseguir laços profundos, que eventualmente irão torná-los mais fortes e unidos.
Os irmãos não são iguais
Embora você quer que seus filhos saibam que são igualmente importantes para você, eles não querem ouvir que são “iguais” ao irmão. Reconhecer a individualidade de cada um, ajuda, de uma maneira especial, na importância no desenvolvimento do caráter, habilidades e qualidades. Da mesma forma, cada indivíduo vai passar por momentos em que exigem coisas diferentes.
Violência zero!
Será que o carrinho pode voar direto para a cabeça de um dos seus filhos? Calma, é perfeitamente normal este tipo de “acidente” acontecer em casa. O importante é estabelecer limites e que eles saibam que não é permitido ser agressivo, e que, comportamentos violentos não serão permitidos, isso inclui, a mãe e o pai, que não devem gritar e servirem de exemplo para os pequenos.
Quando há uma diferença significativa de idade entre seus filhos, muitas vezes os pais permitem que o maior “cuide” do menor, o melhor é esquecer o “você é maior, você deve compreender”; é melhor que a liberdade de responsabilidade, seja, gradual, e com o tempo o irmão mais velho encontre suas próprias maneiras de ajudar a cuidar do irmão mais novo.
Os pais não precisam concordar com a criança, mas tentar promover que os filhos entendam sobre o que está acontecendo, isso permitirá que a criança entenda seus sentimentos, para conseguir refletir que a ação causou um castigo. Os pais devem ter consciência que o sentimento de raiva, frustração é normal na vida da criança, mas que é possível canalizar para uma solução positiva.
Ouvir seus filhos e ver como eles agem, vai ajudá-los os entenderem mais e consequentemente se tornarem pais muito melhores.