A pele das crianças é muito sensível, especialmente nos dois primeiros anos de vida. Por essa razão, os pequenos têm uma maior tendência a estarem sujeitos às irritações na pele. E, uma das questões mais comuns entre mamães e papais é entender como evitar as assaduras no bebê?,
Afinal, não existe nada pior do que ver seu filho incomodado com alguma coisa, não é mesmo?
Pensando em como ajudar neste aspecto, no blog de hoje, trazemos algumas informações essenciais para auxiliar a prevenir as temidas assaduras e também, como tratá-las, caso seja necessário. Quer conferir todas essas dicas? Então fique com a gente até o final!
Quais são as causas mais comuns das assaduras nos bebês?
A chamada dermatite de fralda ou também conhecida como assadura é um incomodo tanto para as crianças, quanto para os pais que ficam preocupados em saber como ajudar seus pequenos. E, antes de entender como evitar esse problema, precisamos entender quais são as suas causas!
Sem dúvidas, uma das principais razões para o surgimento das assaduras é a exposição prolongada da pele do bebê a uma fralda suja ou molhada. Nestas situações a umidade na região aumenta, o que pode provocar irritações na pele sensível.
Outro fator que pode provocar o aparecimento de assaduras é o atrito ocasionado por fraldas ou roupas muito apertadas. Isso pode sensibilizar ainda mais a pele da criança, levando ao surgimento desse incomodo problema.
Além disso, a pele de algumas crianças pode ser mais seca do que a de outras, e essa falta de hidratação pode facilitar o surgimento de coceiras e vermelhidão na região da fralda.
Por fim, o início da introdução alimentar da criança pode tornar as fezes mais ácidas, elevando o risco do surgimento de assaduras. As diarréias também representam um outro fator de risco, já que também tornam a região mais úmida.
Em alguns casos, ainda, as assaduras podem ser ocasionadas pela ocorrência de infecções, as quais podem decorrer do crescimento excessivo de fungos ou bactérias na região da fralda. Desta forma, é muito importante prestar atenção aos sintomas como vermelhidão intensa ou presença de pus. Caso alguns destes sinais sejam identificados, é melhor procurar o pediatra do seu filho para entender como prosseguir.
Dicas essenciais para evitar assaduras no bebê
Com algumas pequenas mudanças na rotina da família já é possível evitar que a questão das assaduras torne-se um problema maior do que deveria ser. A seguir, preparamos algumas dicas a respeito disso. Confira!
1.Troque as fraldas do seu bebê frequentemente
Uma das maiores causas de assaduras, como vimos acima, é o contato com a fralda molhada. Por essa razão, é preciso realizar trocas frequentes, mantendo a área sempre seca e limpa. Normalmente, os recém-nascidos vão demandar mais trocas diárias, portanto, realize trocas sempre que considerar necessário.
2.Mantenha a região íntima do bebê sempre limpa!
Essa dica complementa a anterior! Ao realizar as trocas do bebê, lembre-se sempre de remover todos os possíveis resíduos, com o máximo de cuidado que você conseguir. Isso é essencial para manter a região limpa e diminuir os riscos de assadura.
3.Deixe os lenços umedecidos para casos de emergências
Outro ponto é o uso de lenços umedecidos. O uso deste item deve ser feito apenas em situações emergenciais, quando sua família está fora de casa, por exemplo. Isso porque a composição de alguns produtos desta categoria pode ressecar a pele sensível do bebê, aumentando o risco do surgimento de assaduras.
Na rotina de higiene da criança, procure usar um algodão molhado com água morna entre as trocas de fralda. Com isso, o risco de ressecar a pele da criança ou de desenvolvimento de algum outro tipo de dermatite é reduzido.
4.Espere a pele secar
Outro hábito que pode fazer toda a diferença para minimizar o surgimento de assaduras é deixar a pele do bebê secar antes prosseguir com a pomada e a fralda. Isso evita a criação de umidade, consequentemente, reduzindo as chances do aparecimento de assaduras.
Por essa razão, especialistas recomendam deixar o bebê peladinho por alguns minutos para evitar que ele fique bem sequinho, evitando assim o surgimento das assaduras.
5.Preste atenção ao tamanho das roupas e fraldas
Além da umidade, a fricção pode causar pequenos machucadinhos na pele, por isso, é sempre ideal evitar roupinhas muito apertadas, o mesmo vale para o tamanho das fraldas. É melhor que a fralda esteja um pouco mais larguinha do que apertada.
Lembre-se também de observar se o seu pequeno apresenta mais assaduras utilizando fraldas de uma marca específica, porque isso pode ser um indicativo de alergia.
6.Observe a sua alimentação, mamãe!
Se a principal fonte de nutrição do seu pequeno ainda é a amamentação, você, mamãe, deve prestar atenção aos alimentos que têm ingerido. Isso porque itens mais ácidos, como algumas frutas cítricas, e alimentos muito gordurosos podem favorecer o aparecimento de assaduras, uma vez que, podem tornar as fezes e o xixi do bebê mais ácidos também.
7.Atenção a introdução alimentar
A dica acima é válida também para a introdução alimentar, ou seja, no momento em que a criança começa a ingerir alimentos sólidos! Este período requer uma atenção especial, já que há uma mudança na ingestão de alimentos, o que pode acarretar diarréias resultantes de possíveis alergias. Assim, vale a dica anterior de deixar o bebê sempre sequinho e prestar atenção aos sinais que ele mostra.
8.O sol é um ótimo aliado!
Uma ótima dica para prevenir as assaduras, é levar o bebê para tomar alguns minutinhos de sol sem fralda. Só fique atenta para não deixar o bebê muito exposto, e com o horário, já que o melhor período para isso é logo no começo da manhã, até as 10:00 e no finalzinho da tarde, após as 16:00.
9.Use pomadas recomendadas pelo seu pediatra!
A última dica, mas não menos importante, é usar apenas produtos recomendados pelo pediatra do seu filho! Já que não são todas as pomadas disponíveis no mercado que vão estar adequadas à pele do seu pequeno.
Então, lembre-se sempre de consultar seu médico de confiança!
Não conseguiu evitar a assadura no bebê? Saiba o que fazer quando ela aparecer!
Se mesmo com todos estes cuidados, as assaduras insistirem em aparecer, o primeiro passo a ser tomado é consultar o pediatra! Ele poderá indicar quais são os métodos mais indicados para diminuir a irritação e irá indicar quais são as pomadas que você pode aplicar no seu pequeno.
Outro ponto importante, é lembrar de evitar o uso de talco, pois além das partículas em pó, as quais podem ser prejudiciais à criança, este produto deixa a pele do bebê ressecada, o que favorece as assaduras. O mesmo vale para a utilização do amido de milho. O que importa mesmo é deixar a pele do bebê limpa e hidratada, mas sem umidade.
Por fim, caso as assaduras tenham aparecido mesmo assim, será necessário também aumentar a frequência das trocas de fraldas para que as assaduras sejam curadas.
Gostou das nossas dicas sobre como evitar as assaduras no bebê?
Se você gostou do nosso conteúdo, continue acompanhando o nosso blog, nele trazemos diversas informações para ajudar a sua rotina com seu bebê!
Para ficar por dentro de todas as novidades da Baby Enxoval, nos siga no instagram. Tudo para seu bebê e você!
Imagem de capa: Referencia Imagem de cookie_studio>Reprodução Freepik