O saco de dormir para bebê foi inventado na França e costuma ser muito utilizado pelas mamães ao redor do mundo. Mais seguro do que os cobertores e mantas, ele tem se tornado um item indispensável do enxoval também por aqui! Isto porque eles são uma alternativa para manter os pequenos protegidos e aquecidos, garantindo uma noite de sono confortável e quentinha.
O principal perigo de usar peças soltas como as mantas tradicionais é o sufocamento, já que elas podem acabar cobrindo o rosto dos bebês. Mas atenção, embora mais recomendado, o uso do saco de dormir para bebê também requer alguns cuidados. Confira dicas de como escolher o modelo adequado e também de como usar esse acessório do enxoval.
Como escolher o saco de dormir para bebê
Normalmente, o uso do saco de dormir para bebê é indicado desde o nascimento até os 18 meses, mas pode ser utilizado em crianças de até 3 anos. Os modelos mais recomendados são aqueles que permitem que o bebê fique com os bracinhos livres. Braços e cabeça descobertos ajudam o bebê a regular a temperatura corporal e ainda permitem que ele consiga rolar.
Outra dica é: evite modelos com capuz para minimizar o risco de acidentes, além de usar peças sempre em bom estado, sem danos no tecido ou fios soltos. Já quanto ao material, escolha um adequado à temperatura da sua região. É um item que pode ser utilizado também em ambientes e dias mais quentes, desde que seja de um tecido leve!
No site da Baby Enxoval você encontra modelos em 100% algodão, disponíveis em várias estampas.

Como usar o saco de dormir de forma segura
Três dicas são muito importantes para garantir a segurança do sono do bebê com o saco de dormir. A primeira: o tamanho precisa ser correto! Caso seja muito grande, há o risco da criança escorregar para dentro e ficar com a cabeça coberta.
Já a maneira mais segura de utilizar esse item do enxoval é posicionando o neném sempre com a barriga para cima. Por último, a exemplo da recomendação sobre como fazer o charutinho, é fundamental que o saco de dormir para bebê não restrinja a movimentação das perninhas. Assim como quando enrolamos o bebê no cueiro, os membros inferiores precisam estar livres.
Gostou desse conteúdo? Então confira também no nosso blog dicas essenciais para melhorar o sono do bebê e de como fazer o charutinho da forma correta.