A Mastigação do bebê nem sempre é fácil
Aprender a mastigar pode ser muito difícil para algumas crianças, muitas delas chegam à idade escolar sem querer comer nada sólido, o que pode causar pequenos problemas de adaptação na escola, e serem objeto de comparações contínuas com outras crianças da mesma idade que já comem tudo.
Como ensinar a mastigação ao bebê
O primeiro ano do seu filho é uma época de grandes mudanças na maneira de se alimentar. É preciso muita paciência e dedicação para conseguir que a criança atinja com sucesso a adaptação progressiva a novos sabores, texturas e formas de alimentação.
É importante o bebê começar a comer alimentos não misturados após um ano de idade, mas o aprendizado e o treinamento podem começar alguns meses antes. A saída dos dentes é um bom momento para oferecer alguma comida sólida, um pedaço de pão do dia anterior (difícil de fragmentar) pode ser um grande alívio para suas gengivas doloridas.
Como estimular a mastigação do bebê
Em primeiro lugar, a mamãe deve ser constante e paciente, mudanças súbitas, imposições e tensão não são recomendadas em nenhum caso. O aprendizado dependerá em boa medida da disposição da criança e da compreensão da mamãe, mas sem abandonar o treinamento progressivo de suas pequenas mandíbulas.
Para adaptar os hábitos de seu filho, você pode começar mudando as texturas dos purês. Aos poucos, você pode substituir o liquidificador pelo espremedor ou o garfo para esmagar a comida.
Os bebês adoram mostrar alguma autonomia quando se trata de alimentação. Permita que a criança coma pequenos pedaços de comida, usando as mãos e os dedinhos, mesmo que estejam sujos. Esta prática ajudará a desenvolver seus hábitos alimentares e as habilidades motoras.
Você pode começar reduzindo um pouco a quantidade de purê e complementando-o com alguns alimentos que você preparou e que são fáceis de comer: caldo simples com batatas, frango ou banana.
Quando seu filho estiver mais velho, você deve fazê-lo entender que a mastigação o ajudará a ter uma mandíbula forte com dentes saudáveis. A criança não deve engolir alimentos inteiros ou pouco mastigados, por isso a mamãe deve ensinar a criança a mastigar devagar e várias vezes para salivar bem o alimento para uma ótima digestão.
Veja Também:
A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS DURANTE O VERÃO
A ROTINA DO SEU BEBÊ!